Educação

Aos 72 anos, Dona Edna ingressa no Ensino Superior

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

Os livros sempre foram a paixão da dona Edna Margarida Gaidzinski Bastos. O amor pelas poesias, por Machado de Assis e pela vontade de fazer um curso superior cresce desde a infância, mas o sonho de entrar na Universidade só pode ser realizado anos depois. Hoje, com 72 anos, ela está na terceira fase do curso de Letras da Unesc e afirma: “A idade não me serve de obstáculo”.

Foi em um momento de reflexão que surgiu a ideia de fazer um curso superior. Dona Edna já estava pensando sobre o que iria se ocupar e buscava algo diferente. “Foi um momento de luz que me levou a encontrar na graduação o caminho que eu queria traçar. E assim me achei no curso de Letras. Sinto algumas dificuldades, mas vou seguindo conforme o meu ritmo. Essa nova trajetória só tem me trazido desafios maravilhosos”, comentou.

Dona Edna explica que o ensino em sua época era totalmente diferente do que se vê hoje. “No meu tempo a mulher era educada para duas coisas: ou ela seria casada, dona de casa, ou seria professora. E ser professora ainda estava muito longe do contexto de Criciúma na época. A cidade possuía escolas, mas não havia formação, as mulheres que tinham vontade de se profissionalizar precisavam ir para outras cidades, o que dificultava muito”, explicou.

Mundo Universitário

O ambiente universitário, o contato com alunos e professores é uma das coisas que a futura educadora mais gosta. Ela afirma que a troca de ideias com os jovens é muito rica e que o convívio traz grandes contribuições para a sua formação, tanto como profissional quanto como pessoa.

Com cinco filhos, 12 netos e dois bisnetos ela acredita que é preciso se ocupar para manter a mente em movimento. “Quando não estou estudando, tenho a casa para coordenar, os filhos, os netos e os bisnetos para receber. Meu tempo é muito curto porque sempre estou fazendo alguma coisa, esse é o segredo para manter uma mente jovem”, ressaltou.

Bolsa para pessoas acima de 50 anos

A dona Edna entrou na Universidade por meio do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) e por ser estudante acima de 50 anos, ela recebe 30% de bolsa, com acréscimo de mais 1,5% a cada semestre concluído. Para participar do SIM é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e o processo seletivo está com inscrições abertas para o segundo período, até o dia 17 de julho. 

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc