Geral

Apae Criciúma recebe profissionais de saúde para treinamento PediaSuit

Foto: Caroline Bortot

Foto: Caroline Bortot

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (TOs) das Apaes de todo o estado estão reunidos, em Criciúma, para treinamento avançado do método PediaSuit, uma abordagem terapêutica para indivíduos com distúrbios neurológicos e outras condições que afetam o desenvolvimento motor e/ou funções cognitivas. Até sábado, 60 profissionais, divididos em três turmas, terão aulas pela manhã e a tarde, na Apae do município, com sede no bairro Pinheirinho. O curso tem 16 horas de duração e é focado na parte prática do protocolo, sendo que todos os participantes já passaram pela fase básica do treinamento.

Quem ministra o curso é a fisioterapeuta Silvana Batista Vasconcelos, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto. A profissional, de Goiânia (GO), atua há 12 anos na área e possui mestrado na University of West Florida, nos Estados Unidos. “Nenhum outro método, no mundo, oferece resultados tão consistentes em tão pouco tempo. Quando o assunto é reabilitação neurofuncional, não há nada mais moderno do que o PediaSuit”, garante.

Para quem não conhece, o PediaSuit foi criado por cientistas russos para o condicionamento físico de astronautas. O protocolo utiliza diversas ferramentas, entre elas uma órtese dinâmica, denominada Suit. Trata-se de uma roupa especial (colete, touca, calção, joelheiras e calçados) que promove resistência e fortalecimento muscular, além de alinhamento postural por meio de um sistemas de elásticos ajustáveis. Conectados na chamada “gaiola”, unidade de exercícios do PediaSuit, os elásticos possibilitam que o paciente experimente movimentos que não seriam possíveis sozinho.

Em Criciúma, o protocolo PediaSuit chegou em abril deste ano e beneficia alunos das Apaes de toda a Região Carbonífera. Na Apae de Criciúma, sete pacientes já foram atendidos. O método requer um mês de atenção para cada paciente, com sessões diárias que podem durar até quatro horas.

Colaboração: Caroline Bortot