Geral

APAE de Criciúma ganha importante ferramenta de inclusão social

226 alunos da instituição são beneficiados pela solidariedade do Clube CDA

O primeiro dia do mês de abril marca o início das atividades na Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas da APAE Criciúma. Turmas, com dez alunos cada, inauguram, hoje, a obra doada pelos associados do Clube da Decoração e Arquitetura (CDA). As chaves da casa modelo foram entregues durante cerimônia prestigiada, na tarde de ontem, com a presença de autoridades políticas, pais, alunos, professores, funcionários da instituição e convidados.

Os alunos Patrícia da Rosa Milanezi e Lucas da Silva Peruchi surpreenderam e encantaram a todos com a execução, ao vivo, do hino nacional. Em nome dos 226 educandos atendidos pela APAE Criciúma, a dupla prestou ainda homenagens em forma de canção e poesia aos 22 lojistas do Clube CDA.

Carregado de emoção, o discurso do presidente da APAE Criciúma, Luiz Sidney Citadin, elogiou a iniciativa do grupo de lojistas do mercado regional de arquitetura e decoração.

“Nosso pedido foi humilde, não imaginávamos uma casa tão bonita e eficiente, mas o CDA nos surpreendeu. Não mediu esforços para proporcionar o melhor aos nossos alunos”, agradeceu.

Após o ato oficial de entrega, o padre Agenor Pedroso abençoou e liberou a obra para a visitação dos convidados.

Ferramenta Pedagógica Pioneira no Sul

A Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas da APAE Criciúma será um importante laboratório para os alunos com deficiência intelectual e múltipla. No local, de 50 metros quadrados, totalmente adaptados para cadeirantes, com cinco cômodos: quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, os educandos vão aprender, na prática, as atividades do dia a dia, como lavar louça, cozinhar, cuidar da própria higiene e ainda ter lições sobre sexualidade.

“Inclusão social implica em autonomia. Treinar nossos alunos para a independência, apesar de algumas limitações, será nosso maior objetivo dentro da casa modelo. Estamos todos ansiosos para ver os resultados”, explicou a diretora pedagógica Laktiel dos Santos Silva Alexandre.

A vice-presidente da APAE Criciúma, Maria Neiva Mezzari Borges, acredita que a Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas será importante objeto de estudo para educadores e profissionais da área da saúde de toda a região.

“Trata-se de um projeto pioneiro no Sul. Somos a primeira APAE da região a conquistar esse importante recurso pedagógico. A casa presenteada pelo Clube CDA também servirá de modelo para outras APAEs do estado, pelo espaço privilegiado e amplo para a prática da disciplina de Atividades da Vida Diária (AVD)”, vibrou.

Obra começou com Prêmio de Arquitetura Solidária

O projeto da Casa do Desenvolvimento de Habilidades Domésticas da APAE Criciúma teve início com o lançamento do Prêmio CDA de Arquitetura – Projetando o bem, em maio de 2013. Além do benefício social, o CDA criou o concurso para valorizar jovens arquitetos da região. 11 profissionais apresentaram trabalhos à comissão julgadora, mas foi Mariah Zanatta quem projetou o espaço mais compatível às necessidades dos alunos da APAE.

A obra teve início em setembro e levou apenas três meses para ficar pronta. A inauguração ficou para o início do ano letivo de 2014, juntamente com o mobiliário e a decoração dos ambientes. Do alicerce ao acabamento até os utensílios de cama, mesa e banho, tudo foi doado pelas 22 lojas associadas ao CDA e empresas parcerias.

“Essa obra é nossa contrapartida social. É um agradecimento dos associados do Clube CDA aos clientes, arquitetos e parceiros que, diariamente, fazem uso de nossos produtos e serviços. Estamos muito felizes com o resultado e já pensamos na próxima iniciativa”, afirmou o presidente do clube Antônio Coelho Neto.

Colaboração: Caroline Bortot/Assessoria de Imprensa Clube CDA

[soliloquy id=”61217″]