Geral

Apae de Orleans celebra Semana da Autodefensoria com programação especial

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Esta semana, do dia 6 a 12 de julho, é comemorada a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes no Estado de Santa Catarina. Para isso, uma programação especial será realizada em Orleans.

A autodefensoria se norteia por quatro diretrizes: a eliminação de rótulos, identidade, autonomia e luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Conforme a coordenado local, Adriana Carvalho, o movimento tem por objetivo lutar pela voz e vez da pessoa com deficiência intelectual.

“A principal parceira dessa ação é a família que, junto com a Apae, garante que eles tenham liberdade de escolha. Dessa forma, são eles que reportam as necessidades tanto na escola quanto dentro da sociedade e lutam pelos próprios direitos. Com isso, já foram alcançadas diversas melhorias na escola, por exemplo”.

Como o próprio nome já diz, o termo significa a autodefesa. Para isso, o aluno da Apae deve trabalhar tanto na escola quanto com a família a capacidade de autogestão, que inicia com os hábitos diários. O objetivo é a apropriação da identidade pessoal para o desenvolvimento da autonomia.

O aluno da Apae, Sidnei Silva Porfiro, exemplifica ações da autogestão. “Tem que saber se autodefender, pegar a própria roupa, se vestir, amarrar o tênis e escolher o próprio time”, citou. A autogestão antecede a autodefensoria. Adriano França foi eleito o autodefensor da Apae de Orleans. Ele explica a função que exerce.

“Ser autodefensor é lutar pelo direito das pessoas com deficiência, que somos nós, os alunos da Apae”. Os alunos contam com uma preparação que os possibilitem a sugerir ações com o objetivo de aperfeiçoar o próprio atendimento. O autodefensor Adriano cita ainda alguns objetivos alcançados.

“Nós ficamos muito contentes porque a prefeitura doou o terreno para a Apae, conseguimos trocar cadeira de madeira por plástico, piso novo, ar-condicionado e aparelho de som”. “Temos que respeitar os professores e os colegas. Não pode gritar, tem que levantar o dedo, e vim para a aula todos os dias”, completou a vice-autodefensora Samira Correa da Silva.

Confira a programação:

Dia 6/7, segunda-feira:

Abertura da Semana da Autodefensoria na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, com a participação de autodefensores e coordenadores regionais;

Dia 7/7, terça-feira:

Palestra com a psicóloga Silvana da Silva Margheti sobre sexualidade;

Dia 8/7, quarta-feira:

Vídeo para a família dos alunos da Apae de Orleans a respeito da autodefensoria;

Dia 9/7, quinta-feira:

Confraternização no Farol Shopping, em Tubarão, e sessão de cinema;

Dia 10/7, sexta-feira:

Entrega de informativos para a população na Praça de Orleans.