Saúde

Aparelhos ajudam no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência auditiva

Foto: Roque Salvan

Foto: Roque Salvan

“Estamos fazendo com que as crianças e adolescentes com problemas auditivos tenham a mesma possibilidade das demais, que nasceram sem o problema”, é o que afirma a fonoaudióloga, Karina Ramos Napoleão, ao se referir ao Aparelho com tecnologia FM, distribuídos para 12 crianças nessa sexta-feira. A entrega foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional-Criciúma, em parceria com a Otovida, clínica credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para deficientes auditivos.

O equipamento é para estudantes que tenham 05 e 17 anos e apresentam problemas auditivos em qualquer nível. De acordo com a responsável pelo programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Secretaria de Saúde de Criciúma, Silvia Patrícia Melo, alguns procedimentos são necessários para que as pessoas tenham acesso ao aparelho.

“A criança ou adolescente precisa ir ao posto de saúde mais próximo para uma consulta médica. O posto encaminha para um otorrinolaringologista, que por sua vez, monta o processo de TFD. Após a finalização do processo o paciente já terá direito ao equipamento”, explica.

“Trabalhamos para o bem-estar da população. Talvez, para alguns, esse aparelho pode ter pouco significado. Mas aqueles que necessitam do equipamento poderão, inclusive, melhorar seu relacionamento pessoal com as pessoas. Isso se reflete, principalmente, no estilo de vida”, ressalta o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, João Fabris.

Sem custo algum para os usuários, o Aparelho FM teve o fornecimento publicado em junho de 2013 pela Portaria 1.274, do Ministério da Saúde (MS).

O gerente de relacionamentos da Otovida, Vilson Antônio dos Santos, afirma que o Aparelho com Tecnologia FM só tem a beneficiar a quem precisa, prezando sempre a qualidade.

“Cada aparelho custa, em média R$ 4.500 reais para o Estado, isso significa que não é um produto barato. Ou seja, possui boa qualidade. Porém as pessoas terão acesso sem nenhum custo”, garante o gerente.

O Aparelho com Tecnologia FM

Desenvolvido com intuito de promover o bem-estar e qualidade de vida aos deficientes auditivos, o Aparelho de Tecnologia FM tem como prioridade, favorecer a relação sinal/ruído, principalmente em ambiente escolar, proporcionando aos estudantes uma melhor compreensão do conteúdo didático.

“O aparelho restabelece a audição. Melhora a voz do professor dentro da sala de aula, que geralmente é um ambiente com ruídos. É um aparelho que permite a conversação absoluta entre aluno e professor.”, explica a fonoaudióloga, Karina Ramos Napoleão.

Colaboração: Diego Colombo