Segurança

Aplicativo de telefonia móvel auxilia operações de busca e resgate do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está utilizando o aplicativo WhatsApp em operações de busca e resgate de pessoas. As primeiras experiências foram realizadas pelas guarnições do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis em ocorrências registradas durante a última Operação Veraneio. A ferramenta auxiliou na localização de vítimas perdidas na mata.

O WhatsApp é um aplicativo para celulares que permite a troca de mensagens de texto, imagens, vídeos e mensagens de áudio e também a divulgação da posição do telefone celular através do sistema de posicionamento global (GPS). Com o aplicativo, uma vítima perdida tem condições de enviar às equipes de busca sua posição exata com apenas três toques na tela do telefone. Com a informação disponível, as equipes de busca conseguem definir a melhor forma de resgate, minimizando riscos e gastos envolvidos em operações deste tipo.

“Já utilizamos em duas ocorrências com sucesso. Inclusive numa delas, enquanto uma equipe seguiu por terra diretamente para o ponto onde a vítima estava perdida, o helicóptero Arcanjo prestou apoio à operação auxiliando do alto o trabalho das guarnições e trazendo tranquilidade à vítima”, relembra a soldado Alice Fernandes.

Apesar de ser um aplicativo bastante conhecido, poucos usuários sabem que existe esta funcionalidade. “A maioria dos usuários de telefones celulares mais modernos utilizam o WhatsApp para se comunicar com colegas de trabalho, amigos e familiares, mas poucos se dão conta da existência da funcionalidade que proporciona o compartilhamento da localização do telefone com outros usuários do aplicativo.Ela por ser muito importante principalmente para quem gosta de fazer trilha”, explica Alice.

Confira nas fotos abaixo, a troca de mensagens de uma das ocorrências atendidas com sucesso na última temporada com o auxílio do WhatsApp. Na ocasião, as vítimas pediram apoio do CBMSC quando não conseguiram retornar para o centro urbano a partir de uma trilha no costão da praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.

Orientações antes de fazer trilhas

– Antes de fazer trilha, busque informações sobre o trajeto e planeje horário de retorno.

– Prefira sempre caminhadas durante o dia. À noite é mais difícil, mesmo com lanternas

– Fique atento à meteorologia

– Avise a um amigo ou parente sobre a atividade e o horário de retorno

– Busque as trilhas mais simples. Não descarte a participação de um guia em outros casos.

– Evite caminhar sozinho

– Cuide com a alimentação e hidratação. Faça a previsão de alimentos para o caso de imprevistos.

– Utilize roupas leves e calçados com solado antiderrapante e cano médio/longo, que preservam o tornozelo em casos de torção do pé e evitam acidentes com animais peçonhentos

– Fique atento para locais escorregadios, principalmente aclives e declives, e pedras soltas

– Leve um kit básico de primeiros socorros para fazer pequenos curativos ou imobilizações provisórias

– Evite transitar na proximidade ou em costões. Cuide-se com as ribanceiras e com o movimento das ondas nos costões (você pode escorregar ou ser atingido por uma onda)

_ Se perceber que está perdido, faça o caminho inverso e jamais se afaste da trilha

– Procure levar um celular para, em caso de emergência, poder solicitar socorro (apesar de não haver sinal em alguns pontos). Adote ações que auxiliem para a economia de bateria do equipamento.

– Caso tenha interesse, instale o aplicativo WhatsApp e teste o uso da funcionalidade de enviar a localização geográfica para outro usuário. Em caso de emergência, você poderá utilizar essa informação para facilitar o trabalho de busca e resgate.Para que a funcionalidade esteja disponível é necessário queo sistema de posicionamento global (GPS) do telefone celular esteja ativado.

– Em caso de emergência, disque 193 (Corpo de Bombeiros Militar)

Colaboração: Soldado BM Felipe Rosa/Centro de Comunicação Social – CBMSC

[soliloquy id=”78499″]