Geral

Após resgate complicado, vítima vai à corporação agradecer

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Com o corpo deitado no asfalto quente, o soldado Roberto Bonelli rastejou até a vítima presa às ferragens em um grave acidente entre duas carretas, na BR-101, que ocorreu na comunidade de Bananal, em Laguna, no último dia 23. Cenas agonizantes e dignas dos filmes de ação. De fato, o resgate foi complicado, mas pelo menos teve um final feliz. O motorista Paulo dos Santos Lima só pedia para sobreviver. “Ele me falou no local que gostaria de passar o Natal com a sua netinha. Isso me comoveu muito e me motivou ainda mais para fazer este salvamento”, lembra Roberto.

O socorrista conseguia ver o braço do acidentado em movimento. Perna, tórax e a cabeça ficaram sob os destroços de ferro. “Não tinha alternativa. Fui para baixo do caminhão e rastejei por uns 15 metros. Como tinha vazamento poderia explodir a qualquer momento. Ainda bem que ele estava consciente”, explica.

Acompanhado de sua esposa e filha, Paulo que é morador de Imbituba, foi agradecer na sede do Corpo de Bombeiros de Laguna, nesta semana, por ter “nascido de novo”. “Acredito que foi um milagre. Eles foram muito prestativos”, emociona-se Paulo.

No acidente, a carreta que ele conduzia tombou em uma curva e veio a colidir de com um bitrem carregado de cimento que trafegava no sentido contrário da via.

A ocorrência chamou atenção da população e dos próprios bombeiros devido à complexidade. Conforme o Jornal Notisul, a operação de salvamento necessitou de uma linha de ataque (mangueiras) para segurança da vítima e dos resgatistas. Logo após ser retirado das ferragens, foi feito o atendimento pré-hospitalar e conduzido a vítima ao Hospital de Caridade Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, sem riscos de morte, mas com graves ferimentos.

Detalhes sobre o acidente

Uma colisão frontal entre duas carretas deixou Paulo dos Santos Lima preso às ferragens na BR-101, em Laguna, no último dia 23. Uma carreta com container tombou na pista ao lado e colidiu de frente com um caminhão bitrem carregada de cimento, que trafegava no sentido contrário.

O motorista da carreta container ficou preso às ferragens, enquanto ao lado ocorria um vazamento de óleo. A operação gerou muito trabalho das equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Laguna, que montaram uma linha de mangueira por segurança e obtiveram acesso à vítima por baixo do caminhão bitrem, onde foi realizado o desencarceramento. Ele estava gravemente ferido, mas foi conduzido ao Hospital Nosso Senhor Bom Jesus com os sinais vitais normais pelos bombeiros do Auto Socorro de Urgência (ASU).