Economia

Após uma década, voo inaugural é realizado no Aeroporto Regional de Jaguaruna

Após 12 anos do início da construção, o voo inaugural do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, foi realizado nesta manhã. Por volta das 9h30min, o avião oficial do governo do Estado de Santa Catarina pousou na pista do empreendimento, trazendo o governador, Raimundo Colombo. No ato inaugural, estavam presentes o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, que deixa a Pasta nesta sexta-feira para concorrer as eleições deste ano, o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão,Estêner Soratto da Silva Júnior, o prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, entre outras lideranças políticas regionais e estaduais.

Conforme Colombo, a homologação do empreendimento significa a independência da infraestrutura do Sul do Estado, sendo que o empreendimento trará prosperidade e riqueza para região. “O aeroporto cumpre um papel estratégico no Sul. Atualmente, para chegar no aeroporto de Florianópolis, o mais próximo da região, há os problemas dos gargalos na BR-101, como em Laguna e o trânsito complicado na entrada da capital. Com esse empreendimento o acesso para voos e decolagens será mais fácil e rápido”, frisa.

Conforme o site Engeplus, para o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, o Sul está sendo destravado, pois, até então, a região estava isolada por terra, céu e mar. Em terra por causa da BR-101, por mar em decorrência do Porto de Imbituba e pelo céu pela falta de estrutura aeroportuária. “Com o avanço da duplicação essa realidade está mudando em relação ao trânsito. Já o porto sofreu grandes mudanças depois da estadualização e agora com a chegada de um novo aeroporto, a região terá mais um acesso ao desenvolvimento”, destaca Moreira.

Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Na solenidade desta manhã foi entregue um buquê de flores a esposa e ao filho de Humberto Ghizzo Bortoluzzi em homenagem ao empresário que vislumbrou a construção do aeroporto nos anos 90. “É uma alegria receber essa homenagem, estamos radiante por essa conquista, que era vontade do meu pai e vai contribuir com novos negócios e investimentos aos municípios da região”, frisa Murilo Ghisone, filho de Humberto. O empreendimento vai atender 48 municípios, totalizando quase 1 milhão de pessoas. O aeroporto foi construído em um espaço de 311 hectares e tem a maior pista do Estado com 2,5 km/h de comprimento e 30 metros de largura.

Turismo – Segundo o prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, o empreendimento construído desde 2002 trará ao município ainda mais visibilidade e desenvolvimento. Segundo Cobalchini, o local impulsionará também o turismo na região. “O local tem um potencial para o desenvolvimento, para o turismo. É um atrativo para novos negócios. A estrutura desde empreendimento, que é um dos mais modernos do Estado, está toda pronta e espera pelas companhias aéreas”.

Tam e Gol interessadas – O empreendimento funcionará, das 6 horas às 22 horas, inicialmente. A RDL, empresa administradora do empreendimento, está instalada no aeroporto desde o dia 5 de agosto do ano passado. De acordo com o gerente de operações da empresa, Fernando de Castro, a RDL vai correr contra o tempo para colocar o aeroporto em funcionamento. “Recomeçaremos as tratativas com as companhias aéreas. Em 2013, a RDL manteve contato com todas as companhias, mas, duas apresentaram interesse no empreendimento. As companhias Tam e Gol foram respondendo nossos envios de textos e acompanhando as questões da homologação. Vamos retomar o contato com as empresas. Até então, não há previsão para voos e decolagens”, pontua. Além das lideranças políticas e da imprensa, moradores locais estiveram presentes no ato inaugural. 

[soliloquy id=”61707″]