Geral

Aposentado cria obras com pedras no jardim de casa

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Ao todo, são nove bombinhas de aquário, sete minicascatas, uma roda d’água, uma miniatura de farol e milhares de pedras. O jardim erguido pelo aposentado Assis Ângelo na praia de Arroio Corrente, em Jaguaruna, consumiu mais de uma década de trabalho. Mas ele garante que o esforço valeu a pena. Não é raro que seu quintal atraia visitantes e flashes.  

“Nunca paro de fazer melhorias”, conta. “Sempre penso no que mais posso criar”. Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, no início, Assis realizava trabalhos com garrafas pet. Fazia desenhos no formato de guitarra, estrelas e corações. Contudo, o sol desgastava a parte exposta do plástico e os animais também destruíam o trabalho. O aposentado passou a usar as pedras de rio, trazidas por ele de tudo quanto é lugar. “Algumas são do Paraná, outras do Rio Grande do Sul. Também tem de Tubarão”, conta. Assis lava as pedras, cola e passa verniz.

O farol possui iluminação de verdade. O aposentado explica que são lâmpadas de cores diferentes, como vermelho, verde, laranja, amarelo. A roda d’água, que foi reformada por Assis, antes era uma máquina de debulhar milho para fazer vassouras. No jardim também há duas grutas, uma para Nossa Senhora Aparecida e outra para a Sagrada Família. Também há espaço para uma mini pedra-furada, em homenagem ao município de Urubici, famoso por ter esta formação rochosa. 

Com o trabalho produzido, surgiu o convite a Assis para criar o cenário do programa Canta Viola, exibido pela Unisul TV, com apresentação de Adriano Marçal.