Geral

Apresentado o projeto de macrodrenagem para o centro de Içara

Fotos: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

Fotos: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

As constantes cheias ocorridas no centro de Içara levaram o Governo Municipal a fazer um projeto de macrodrenagem direcionado ao local. O mesmo foi apresentado na noite de ontem pela engenheira Daysi Nass dos Santos, da empresa Alleanza, vencedora da licitação, em reunião realizada no auditório da secretária de Saúde que contou com a participação do prefeito Murialdo Canto Gastaldon, vereadores, secretários municipais, defesa civil, representantes de entidades e comunidade.

A obra com valor estimado de 17 milhões de reais terá 4,6 km de extensão; sendo 2,6 km de galerias celulares e 2 km de desassoreamento do rio Içara. Serão trabalhados sistemas de drenagem em duas bacias. O projeto ainda contempla a recuperação dos pavimentos das vias que serão mexidas e 21 postos de visitas que possibilitam a limpeza e manutenção das galerias que terão dimensões diferentes variando entre dois metros de largura por um metro e meio de profundidade, até quatro metros de largura pode dois de profundidade, de acordo com a necessidade de vazão e o volume de contribuição (quantidade de chuva).

“Os trechos trabalhados serão viários, pois não há possibilidades de executar o serviço sob edificações. A obra vai passar em vias como Marcos Rovaris, Lucas Feliciano, 7 de Setembro e Avenida Procópio Lima. Para o desassoreamento serão necessários quatro meses de trabalho e em seguida, se o recurso for viabilizado, teremos mais 18 meses para finalizar e entregar a obra”, assinalou Daysi acrescentando que as galerias atuais continuaram funcionado, mas em sistema de microdrenagem auxiliando na vazão da água.

A engenheira responsável pelo projeto ainda explica que o sistema de macrodrengaem é dimensionado para que haja a possibilidade de deslocamento das pessoas durante o sinistro, “se assim houver necessidade. E também deve evitar que as águas invadam estabelecimentos comerciais e residências”.

Durante a apresentação a secretária de Articulação estadual e Nacional, Marli de Faveri, lembrou que entre 2009 e 2014 foram reconhecidos seis decretos de emergência do município. ”Um por enchente e cinco por enxurradas. A realização desta obra é uma necessidade do governo e de toda a população içarense”, enfatizou.

“O projeto é muito bom, mas tem um valor alto. Precisamos discutir uma forma, criar um mecanismo que amenize a situação, de maneira emergencial, até que se viabilize o recurso para a execução da obra”, sugeriu Paulo Brigido, presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Para o chefe do Executivo içarense a apresentação do projeto é apenas o primeiro passo. “Este tema não se esgota nesta apresentação. A obra tem um custo elevado e esperamos que o PAC3, que deve ser lançado no primeiro semestre do próximo ano, contemple o projeto apresentado nesta noite. Içara já sai na frente, pois tem a parte principal, o projeto, finalizado e dentro dos critérios estabelecidos pela Caixa. Também no próximo ano voltaremos a apresentar e discutir o projeto nos bairros da cidade para que uma parcela significativa da população conheça a proposta”, assinalou Murialdo agradecendo a presença de todos e lhes desejando um feliz Natal.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura Municipal de Içara