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Araranguá e Sombrio têm passarelas concluídas na BR-101/Sul

Foto: Muriel Ricardo Albonico/DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/DNIT/SC

Os pedestres, moradores lindeiros ao bairro Sanga da Areia e Santa Catarina, em Araranguá e próximo ao centro de Sombrio, já utilizam as três passarelas construídas na BR-101 Sul catarinense. As passagens para pedestres estão alocadas no km 418,8, no km 420 e no km 437, em aglomerados urbanos com movimentação intensa de pessoas cruzando a rodovia federal. A primeira passarela liberada no lote 29 foi a estrutura localizada no km 420, no bairro Santa Catarina, em Araranguá. Na duplicação da BR-101 Sul, a primeira passarela liberada está localizada no km 371, em Içara.

As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.

Duplicação para pedestres

A instalação do conjunto de equipamentos para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a execução de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são instalados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.

Além dos equipamentos de travessia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implanta faixas para pedestres em vias laterais nos segmentos duplicados da BR-101 Sul/SC. Nestes trechos, há concentração urbana e movimentação de pedestres, fazendo-se necessário a instalação destes dispositivos. Há faixas de pedestres em ambas as vias lindeiras, paralelas a BR-101 Sul, sempre anteriormente aos vãos inferiores de viadutos e saídas de passarelas ou passagens inferiores de pedestres, onde há fluxo de veículos.

Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT e acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), e tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC