Geral

Araranguá terá Usina de Processamento de Leite

O recurso de R$ 650 mil será para a aquisição de uma usina de processamento de leite

O Ministério da Agricultura empenhou nesta semana emenda parlamentar do deputado Federal Jorge Boeira para prefeitura de Araranguá, que será repassada para a Associação dos Produtores de Leite e Agricultores de Araranguá. O recurso de R$ 650 mil será para a aquisição de uma usina de processamento de leite.

A Associação está sendo transformada em cooperativa e irá processar leite não só de produtores de Araranguá, mas de todo o Extremo Sul Catarinense. Boeria já havia destinado recursos para os leiteiros adquirirem máquinas e equipamentos, que possibilitaram o incremento de suas atividades. Após isso, os associados decidiram partir para o cooperativismo. Novamente receberam o apoio de Boeira com a emenda empenhada agora. A usina de leite deverá se tornar o carro chefe da cooperativa.

Para o deputado, o investimento neste tipo de atividade, que agrega famílias rurais, é essencial para o desenvolvimento do país. “A agricultura familiar é a alternativa mais eficiente para manter o homem no campo, valorizando sua produção e garantindo o alimento à população. Atualmente 70% dos alimentos produzidos e dos empregos gerados no campo são da agricultura familiar, daí a importância deste setor”, ressaltou.

A expectativa dos associados é que a usina resulte em crescimento econômico para as famílias. “Começamos este processo reivindicando, ao deputado Jorge Boeira recursos para um trator, mas estamos recebendo muito mais que isso e, principalmente, nos tornarmos uma cooperativa irá valorizar nossa atividade”, acredita Jairson Réus Soares, vice-presidente da Associação.

Colaboração: Jane Claudia Santin Martins