Saúde

Arraial da Saúde movimenta ESFs de Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A secretaria de Saúde por meio das Estratégias Saúde da Família (ESF) promove o Arraial da Saúde. No sábado, o embalo julino leva exames e atendimentos aos moradores do bairro Presidente Vargas, entre 8h e 16h, na sede da unidade de saúde que organiza a quinta edição do evento.

Entre os serviços oferecidos estão coleta de preventivo de câncer de colo de útero, preenchimento de requisição para realização do exame de mamografia; avaliação odontológica; realização de cartão SUS (documentos necessários: CPF, identidade e comprovante de residência); Programa Municipal DST/HIV/AIDS com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C; vacinação contra a hepatite B para pessoas de 0 a 49 anos; participação de profissionais da UNESC – residência multiprofissional nas áreas de nutrição (orientações), psicologia, enfermagem (verificação de pressão arterial), odontologia, e farmácia (tipagem sanguínea).

De acordo com a enfermeira responsável pela ESF/PV, Iane Savi, a expectativa é de superar o número de pessoas participantes no evento. “Estamos na quinta edição do Arraial da Saúde e a cada ano o número de pessoas atendidas aumenta. Nossa expectativa é de que mais pessoas se envolvam e participem, pois organizamos com carinho esta ação com atendimentos intensificados para a comunidade”.

Já na ESF de Terceira Linha o Segundo Arraial está marcado para o dia 30 de julho (quarta-feira). A ação será realizada no centro comunitário da localidade de Ponta do Mato, das 14h às 18h, quando também será oferecido o preenchimento de requisição para realização do exame de mamografia; agendamento para preventivo de câncer de colo de útero; Programa Municipal DST/HIV/AIDS com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C; verificação de pressão arterial e confecção do cartão SUS. A tarde vai encerrar com uma divertida dinâmica de grupo e bingo com muitos brindes.

“Nosso encontro tem como finalidade envolver a comunidade em atividades diferencias do cotidiano e proporcionar aos moradores atendidos na ESF ações intensificadas em saúde”, declarou Suelen Aparecida Antunes Fernandes, Enfermeira responsável pela ESF de Terceira Linha.

Colaboração: Alexandra Cavaler