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Arte como ferramenta de inclusão social é tema de projeto da Unesc

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

A arte é um valioso estímulo para o desenvolvimento da inclusão social. Por meio da pintura, do teatro, da dança e de tantos outros seguimentos, pessoas com deficiência podem se expressar, despertar a criatividade e estimular a coordenação motora. Como forma de desenvolver uma ação que realize esse contato junto ao fortalecimento da formação de futuros professores da rede de ensino, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e o curso de Artes Visuais da Unesc iniciaram na tarde de ontem (9) um projeto em parceria com residentes da Universidade e secretarias de Educação e Saúde da região.

O primeiro contato foi elaborado para esclarecer dúvidas e compor ideias. O projeto de pesquisa e extensão será realizado com a educação básica, tendo como alvo estudantes com deficiência. Em meio a essa parceria entra o acadêmico de Licenciatura em Artes Visuais. “O contato vai possibilitar que o aluno possa sair da Universidade preparado para atuar a Arte com esse público. Junto a essa formação o estudante da educação básica terá contato com as diferentes linguagens da arte, criando assim, um vínculo entre escola e Universidade”, comenta o coordenador de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus.

O objetivo é que as oficinas sejam quinzenais, desenvolvidas em um grupo de aproximadamente 20 estudantes da educação básica, dando ênfase nas artes visuais e suas relações com as demais linguagens (teatro, música e dança).

“Projetos como esse contribuem para que a saúde saia do seu “casulo” de atuação para estar com outras áreas. Já desenvolvi outros trabalhos com deficientes junto à arte e é muito apaixonante. Infelizmente o processo de reabilitação é uma das linhas com maior atraso. Vejo crianças ingressando no tratamento já com 10 anos de idade, quando o certo é atuar cedo e com propostas diferenciadas. O tradicional já não é mais suficiente, precisamos buscar alternativas, assim como o desenvolvimento desse projeto.”, ressalta a coordenadora do CER, Liziane Tuon.

O próximo passo será a estruturação do projeto e sua metodologia, sendo que a pretensão é que as atividades iniciem em 2015. 
 
Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc