Educação

Arte e tecnologia unidas em projetos desenvolvidos por alunos da Unesc

Artes Visuais e Ciência da Computação se uniram em mostra

Foto: Mayra Lima / Comunicação Unesc

Foto: Mayra Lima / Comunicação Unesc

Combater os acidentes de trânsito. Este é o principal objetivo do “Bat Car”, um dos trabalhos apresentados na Mostra Arte e Tecnologia, que ocorreu na noite de hoje (20/11) na Unesc. Durante o evento, foram expostos os resultados de um projeto interdisciplinar envolvendo o curso de Artes Visuais (Bacharelado) e de Ciência da Computação.

Para a professora responsável pelo evento, Leila Laís Gonçalves, a interação abre novas possibilidades de projetos para os estudantes e o trabalho trouxe resultados surpreendentes. “A interconexão entre esses dois mundos que pareciam tão distintos mostrou que na verdade fazem parte de uma totalidade só. Inserir arte e tecnologia em um único propósito foi uma experiência inovadora e com ótimos efeitos”, comenta.

Segundo o coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus, a troca possibilitou a expansão da reflexão sobre as possibilidades de uso das novas tecnologias no campo das artes. “Hoje se materializou em trabalho interativo uma parceria entre a arte e a tecnologia. Isso traz novos caminhos e possibilidades”, ressalta.

A mostra é o resultado do envolvimento entre as disciplinas de Poéticas Digitais, ministrada pela profesora Leila Laís Gonçalves ,e Linguagem de Cinema e Vídeo, ministrada pelo professor Tiago da Silva Coelho. Para alguns dos trabalhos foram produzidos curta-metragens. “A interação também trouxe a reflexão dentro da lógica do cinema, unindo arte e tecnologia de forma diferenciada”, afirma Coelho.

Bat Car

Um carrinho de controle remoto com duas programações. Uma mais lenta, mostrando como fica o controle da direção quando se consume álcool, já a outra, mais rápida, para exemplificar o uso de celulares no trânsito. “Quando estamos no celular o tempo voa e isso tira a nossa atenção ao dirigir”, afirma a estudante da 7ª fase de Artes Visuais, Cristal Graeff.

O estudante da 8ª fase do curso de Ciências da Computação, Murilo Rampinelli Darolt, explica que o carrinho possui três rodas e dois motores por infravermelhos ligados através de uma plataforma, que possibilita o uso de qualquer controle de televisão no carrinho. “A ideia é simular através de sensores, como o cérebro humano se porta com o retardo de segundos influenciado por essas ações”, ressalta Murilo

Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc