Geral

Asfalto do Balneário Esplanada não será concluído para a temporada

Trabalhos do trecho restante terminam em 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O asfaltamento do acesso ao Balneário Esplanada não será concluído em 2013. A obra, que começou em 2012 e teve os trabalhos intensificados em junho deste ano, ficará com 400 metros de estrada de chão, trabalhos que serão concluídos, de acordo com o prefeito de Jaguaruna,Luiz Napoli, na segunda quinzena de janeiro. Além disso, atualmente, em outro ponto da via, 200 metros ainda não estão prontos. “Se não chover terminamos nesta segunda-feira. Amanhã e no Natal a empresa não trabalha, mas este trecho leva uma tarde para ser concluído”, garante.

A parte que ficará para o próximo ano se concentra nas imediações da ponte sobre o rio Urussanga, na localidade de Olho D’Água, que faz o limite entre os municípios de Jaguaruna e Içara. Segundo o site Engeplus, no município vizinho, o asfalto ficou pronto em 2011. O acesso ao balneário é dividido pelos dois municípios. Da BR-101 até a ponte, o trecho pertence a Içara. E da ponte ao balneário o trecho é de responsabilidade de Jaguaruna.

No local, segundo o prefeito, é preciso fazer terraplanagem para que a empresa responsável realize o asfaltamento. “Vamos elevar a pista em 1,60 metro, pois colocamos no local uma galeria para dar vazão ao rio Urussanga”, explica. Ele acrescenta que a demora ocorreu por causa do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que impediu que a prefeitura pegasse argila para terraplanar o trecho. “A jazida mais próxima ficava a quatro quilômetros do local em uma mineradora, mas foi em meados de dezembro que conseguimos a liberação por parte do DNPM”, explica. A estimativa é que os trabalhos recomecem na segunda quinzena de janeiro.

Sinalizações – A sinalização de orientação aos motoristas e aos pedestres é de responsabilidade da prefeitura de Jaguaruna. De acordo com o prefeito, os trabalhos serão realizados na próxima semana, após a conclusão dos 200 metros finais próximos ao balneário. “Este serviço realizamos em dois dias. Em um dia são feitas as marcações e no outro pintamos. Isso é muito importante para a segurança dos motoristas, principalmente em tempo de chuva”, comenta Napoli. Já no balneário, na parte final do asfalto, serão colocados meio-fios, bem como calçadas para passeios, no entanto, estas colocações ficarão para o próximo ano.

Gastos – A obra foi dividida entre a prefeitura de Jaguaruna e o Governo do Estado de Santa Catarina. A prefeitura investiu R$ 1,5 milhão e ficou encarregada da terraplanagem, a sinalização e as calçadas. E o governo ficou encarregado pelo asfaltamento, totalizando cerca de R$ 4,5 milhões. Ao todo, o trecho possui sete quilômetros de extensão e em 2014 completa dois anos de obra.

Campo Bom – Já o Balneário Campo Bom (vizinho do Balneário Esplanada), no dia 20 de janeiro de 2014, deverá receber a ordem de serviço da empresa ganhadora pelo edital de contratação. O edital para o asfaltamento do balneário foi lançado no dia 16 de novembro. A obra será custeada somente pelo Governo do Estado.