Saúde

Assinada autorização de recursos para o Banco de Olhos em Criciúma

Espaço viabilizará transplantes de córneas e tecidos oculares

Fotos: João Pedro Alves / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Fotos: João Pedro Alves / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Um documento que autoriza o repasse de recursos para a implantação do Banco de Olhos de Criciúma foi assinado na tarde desta terça-feira (30) no gabinete do prefeito. O Município passa a aguardar o depósito dos R$ 295 mil pelo Governo do Estado para iniciar o processo licitatório da construção e compra de mobiliários e equipamentos.

O Banco de Olhos será instalado no complexo do Hospital Materno Infantil Santa Catarina. A estrutura, conforme o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Saúde, Acélio Casagrande, será utilizada para receber e preparar os órgãos para sobretudo o transplante de córneas.

O reflexo estará na qualidade de vida de muitos pacientes represados nas filas dos transplantes, enaltece o prefeito Márcio Búrigo. “Ficamos mais perto de enfim realizarmos um antigo desejo da nossa cidade e região. Assim que estivermos com os recursos no caixa iniciaremos imediatamente a licitação buscando a celeridade na concretização desse importante instrumento”, garantiu.

Dezenas de transplantes poderiam ter sido feito nos últimos meses se o Banco de Olhos estivesse funcionando, observou o perito do IML de Criciúma, Almir Fernandes de Souza. “Buscamos fazer um trabalho de estímulo à doação de órgãos junto às famílias, apesar das dificuldades encontradas para viabilizar os transplantes. A estrutura adequada para a preparação das córneas dará uma chance de materializar a continuação da vida de um ente querido perdido”, enfatizou.

Para ser possível o aproveitamento das córneas é necessário em média seis horas após a morte, conforme Almir. O tempo pode se prolongar se houver preparação especial. Depois de captada, sob a ação de conservantes em um banco de olhos, o órgão pode permanecer até três dias em condições de transplante.

Colaboração: João Pedro Alves / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma