Esporte

Assinada liberação de recursos para a promoção da 14ª Olesc

Criciúma será sede deste evento neste ano, de 20 a 27 de setembro

Foto: Antônio Prado/Fesporte

Foto: Antônio Prado/Fesporte

A Fundação Catarinense de Esporte promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), um grande evento para a celebração dos convênios com os municípios que recebem a fases estaduais dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo assinou um pacote de R$ 3,3 milhões a serem distribuídos. O Município de Criciúma, sede da 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), recebeu R$ 300 mil para financiar despesas da organização.

O governador exaltou a importância do esporte para os catarinenses e explicou a destinação dos recursos. “Esses recursos facilitarão a organização e preparação dos jogos. O esporte auxilia, sobretudo na formação da personalidade, convívio, aprende a alegria da vitória, a superação na adversidade e a trabalhar coletivamente. O esporte representa um impacto saudável e na referência da formação,” disse o governador, relembrando com carinho os tempos de goleiro de Futsal na juventude, em Lages.

O convênio para a realização da Olesc foi recebido pelo prefeito Márcio Búrigo, o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Valvassori, o presidente da Comissão Central Organizadora do evento, Flávio Spillere Júnior e o coordenador de atletismo da FME, Sandro Araújo. O prefeito destacou a importância do desafio de receber mais uma edição do evento. “Criciúma está cada vez mais notabilizada pela promoção de eventos esportivos. Marca que nos outorga uma responsabilidade, porém a confiança de todo o meio esportivo reveste o Município de Criciúma de orgulho”, afirma.

A vinda dos recursos, conforme Spillere, é decisiva para viabilizar os elevados custos resultantes da realização de um evento do porte da Olesc. Para a CCO, ressalta o gestor, trata-se de um novo e estimulante desafio. “Temos um time acostumado com tudo o que envolve a organização, tanto que nos últimos cinco anos, por conta dos eventos sediados em Criciúma, a estrutura nunca foi desfeita por sempre estar em atividade. A vontade de fazer cada vez melhor está dentro de cada um da nossa equipe”, afirma Flávio Spillere Júnior.

Os Jogos da Juventude Catarinense congregam atletas de até 16 anos em diversas modalidades, individuais e coletivas. O trabalho de formação de atletas da FME leva o presidente Renato Valvassori a crer que Criciúma poderá festejar a conquista de um dos três lugares no pódio. “Nossos atletas nessa faixa de idade estão entre os melhores do Estado. São frutos das escolinhas e projetos que mantemos em vários lugares da cidade e principalmente da competência dos nossos treinadores”, ressaltou.