Geral

Assinado contrato para a macrodreagem do Três Ribeirões

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Contemplar a população com instrumentos para a melhoria da qualidade de vida. Com este objetivo a Administração Municipal, por meio das secretarias de Planejamento e de Articulação Estadual e Nacional, apresentaram, na noite de ontem, o Projeto para as obras de macrodrenagem do Rio Três Ribeirões que corta a cidade desde o bairro Tereza Cristina, passando pelo Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima, finalizando no Mareli.

Na ocasião foi assinado o contrato com a Nunes Construtora empresa responsável pela execução da obra que terá inicio na próxima semana, com prazo de término em 18 meses. A obra realizada em parceria com o governo Federal por meio do Ministério das Cidades e CEF, está orçada em R$ 4.691.197,91. Do valor total a contrapartida do município é de R$ 348.819,33. O projeto foi feito pela empresa Alleanza Projetos e Consultoria Ltda.

O projeto de desassoreamento e contenção de margens compreende uma extensão de seis quilômetros, receberá gabiões nos pontos urbanizados e alargamento do rio nos outros pontos, urbanização com pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre, além de 20 bueiros celulares que substituirão pontes de madeiras existentes e algumas travessias novas.

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, e o vice-prefeito Sandro Serafim, participaram da reunião que aconteceu no Salão Paroquial do bairro Liri. “Esta é, com certeza, uma das mais importantes obras do governo, pois além de evitar as cheiras ocorrida por diversas vezes, vai contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida além do bem estar dos munícipes e valorização patrimonial. Com uma região mais bonita e pessoas mais felizes”, assinalou Murialdo. “Esta obra é fruto do trabalho e esforço de uma grande equipe. Parabéns a todos”, emendou Sandro Serafim.

“Entrou prefeito, saiu prefeito e somente paliativos foram feitos. Mas agora, diante da iniciativa do prefeito e de toda equipe, com a apresentação do projeto e a assinatura do contrato, voltamos a ter esperança”, declarou Antônio Teixeira, morador do bairro Liri há mais de 20 anos.

De acordo com o secretário de Planejamento, Eduardo Rocha Souza, os questionamentos feitos pela comunidade também já estão sob estudo. “Além da macrodrenagem no Três Ribeirões bacias no entorno também estão em análise para elaboração de projeto, assim como o grande centro. Ainda sobre o Três Ribeirões o projeto comporta complementação, pois em sua extensão serão deixadas ‘esperas’ para que seja feita a microdrenagem e o problema com as cheias seja resolvido ou significativamente amenizado”, explicou.

O encontro ainda contou com a presença de vereadores, presidente de associações de moradores, secretários, representantes de entidades, comunidade e do deputado Federal, Ronaldo Benedet, que parabenizou o município pela capacidade de captar recursos. “Só se consegue recursos quando se tem bons projetos e isso acontece em Içara. Por isso dou meu depoimento enfatizando a competência do governo e da equipe. Prova disso é que Içara é a cidade catarinense que mais está fazendo pavimentações”.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI