Geral

Assistência Social promove ação para sensibilizar contra o Trabalho Infantil

A campanha deste ano, que tem como dia D 12 de junho, acontece sob o tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”

Com o objetivo de chamar a atenção e sensibilizar a população contra o trabalho infantil a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveram, na manhã de hoje, na sede da FAI, uma ação de enfrentamento ao problema.

A atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, contou com a participação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes atendidos nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos bairros Jaqueline e Esplanada e contou com uma programação diversificada. Apresentações culturais (Oficina de Violão da Fundação Cultural); palestra com a Psicóloga e Assistente Social, Cristiane Fabrício, sobre o tema da campanha “Cartão vermelho ao trabalho infantil”; dinâmicas de grupo; mostra de vídeos educativos e de orientação, além de muita brincadeira.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, ressaltou que o combate ao trabalho infantil é uma preocupação do poder público em todas as instâncias e de muitas pessoas engajadas em ações sociais, “mas a conduta de todos nós, cidadãos, deve ser de denuncia e de enfrentamento para que processo de intervenção profissional ocorra com qualidade e as ações sejam efetivas”, assinalou o prefeito acrescentando que lugar de criança é na escola e por isso “cartão vermelho ao trabalho infantil; e cartão verde e amarelo para quem defende o Brasil”.

Já a secretária da Pasta, Juci Fernandes, enfatizou que a postura das pessoas tem mudado ao longo dos anos, mas os números no país ainda são assustadores. “Dados oficiais apontam que aproximadamente cinco milhões de crianças estão em condições de exploração relacionada ao trabalho infantil. Somente em Içara, números do IBGE de 2010 indicam que 600 crianças passam por esta situação. Por isso nossa preocupação em promover ações como esta para sensibilizar a sociedade e, juntos, pensarmos estratégias para erradicação do problema”.

Também presente no evento o vereador Pedro Mazzuchetti, que representou o Legislativo; secretário de Agricultura, Silvio Viana; presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski Monteiro; Subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Luciana Cunha; presidente do CMDCA, Clair da Silva; representantes do Conselho Tutelar, Jessica Maximo; do Serviço de Proteção Social especial, Ivonete Martinhago; e de Proteção Social básica, Graça Pavei; coordenadores dos Centros de Convivência: Jaqueline, Tiago Ferreira Inácio; e Esplanada, Adriana Silevria.

Todos os casos devem ser denunciados a órgãos competentes como: Conselho Tutelar: 3432-7668 ou 99944550; Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes – Içara: 34327247; e Disque 100: ligação gratuita.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”71073″]