Geral

Associação beneficente luta para auxiliar deficientes físicos a partir da reintegração social

Um obstáculo que muitos não imaginariam enfrentar. Ninguém nunca desejou, mas ante o inesperado, é necessário seguir em frente, contando com apoio e orientação. Este é um dos papéis que a Associação Vida Ativa desempenha há oito anos em Criciúma: estender as mãos a pessoas que possuem alguma deficiência medular ou física causada, sobretudo, por acidente. 

O apoio ao Traumatizado Raqui-Medular (TRM) é um o foco maior da entidade. Nela, pelo menos 20 voluntários, dentre eles, médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos, e membros da família prestam auxílio aos membros dando atendimento gratuito e sempre buscando alternativas, doações e recursos para melhorar ainda mais o auxílio, como por exemplo equipamentos de fisioterapia, cadeiras de rodas, transporte, etc. De acordo com a vice-presidente da associação, Eliete Leopoldo, já são quase 70 membros cadeirantes que participam das reuniões e atividades realizadas pela associação.

O primeiro passo para chegar aos membros é realizado no processo de internação, com um foco maior no Hospital São José, devido à grande demanda. Os médicos e demais profissionais começam a auxiliar e convidar pacientes assim que forem diagnosticados com algum trauma físico.

"Nós realizamos todo um atendimento à família também, muitas vezes para todos aceitarem esta nova realidade e darem ainda mais força para aquele que realmente vai sofrer as consequências. O objetivo da Vida Ativa é mostrar que a vida não acaba ali. Que ainda pode ser muito ‘ativa’", conclui Eliete.

A organização está sempre realizando atividades como eventos, excursões, palestras e encontros para os associados visando à reintegração social. Os membros da Vida Ativa realizam reuniões, pelo menos, uma vez por mês no próprio Hospital São José. Interessados em participar da entidade ou fazer doações podem entrar em contato pelos dos números (48) 9929-1420 ou (48) 9167-8469. Também através da página no facebook/vidaativa.saojose. 

Colaboração:Jornalismo Satc

 

[soliloquy id=”62449″]