Saúde

Atendimentos domiciliares já fazem a diferença na vida dos içarenses

Vilma Floriano de Almeida é moradora do bairro Aurora há mais de 50 anos e com o atendimento domiciliar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Içara tem buscado superar um dos grandes desafios que a vida lhe impôs ao longo dos seus 81 anos de vida. Um tombo em casa no mês de agosto limitou parte de seus movimentos e desde então a insegurança na locomoção tem atormentado o seu dia-a-dia.

Por solicitação do fisioterapeuta do Nasf, Milton Ricardo Fernandes, ela busca voltar à rotina com a ajuda de um andador, o que não tem sido fácil. “Sempre me virei sozinha e agora ter que andar grudada num aparelho é difícil, mas estou me esforçando bastante’, revela. Além do costume, a vaidade também é um obstáculo a ser superado. “A possibilidade de sair de casa com o andador não me agradava muito, só que é o único jeito que tenho para passear e ir à missa”.

Católica e residente próximo a igreja Santa Bárbara, Dona Vilma estabeleceu como desafio participar da celebração religiosa do dia 24, fazendo o percurso a pé. “Será mais uma luta que irei vencer com o apoio da família e da Secretaria de Saúde, que tem dado toda a atenção possível”.

Para o fisioterapeuta, é momento de adaptação. “Completamos nesta quinta-feira uma semana de trabalho. Ela respondeu bem as orientações e se tudo der certo irá vencer o desafio do dia 24”, coloca Milton, completando: “O apoio da família é fundamental, sua filha Doraci tem sido peça importante nesta recuperação”.

O atendimento domiciliar de fisioterapia alcançou até o momento 68 pacientes, somente este ano. Já as solicitações das Estratégias de Saúde da Família para atendimento nas unidades somaram 73. “Este primeiro contato é feito conforme demanda das Estratégias”, explica Milton.

Colaboração: Comunicação Prefeitura Municipal de Içara

[soliloquy id=”101106″]