Saúde

Atendimentos na maternidade do Hospital São José estão mantidos

Colaboração: Matheus Reis/Comunicação Criciúma

Colaboração: Matheus Reis/Comunicação Criciúma

O atendimento na maternidade do Hospital São José, em Criciúma, não será mais interrompido. O Prefeito em exercício Verceli Coral e o Secretário Municipal de Saúde Paulo Conti se reuniram na manhã deste sábado (3) com o Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Acélio Casagrande, e com a direção do HSJ. No encontro, ficou acordado que os médicos trabalharão por mais 90 dias, prazo estipulado para a abertura da ala no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC). 

De acordo com Secretário Municipal de Saúde, é de extremo interesse do Município o funcionamento da maternidade. “O prefeito Márcio Búrigo me ligou da Itália, onde está junto da comitiva criciumense. Assim que soube da notícia, ele exigiu que encontrássemos rapidamente uma solução. Nós dependemos do auxílio do Estado para intervir na obra, que precisa ser concluída, além do valor que precisa ser repassado regularmente ao Hospital”, destacou Conti. 

O Prefeito em exercício Verceli Coral ressaltou a urgência de encontrar uma solução definitiva para a situação do atendimento nas maternidades de Criciúma. “É inadmissível que a quinta maior cidade do Estado fique sem maternidade. Além de Criciúma, atendemos toda a região. Queremos o mesmo tratamento que o Governo do Estado dá ao Norte de Santa Catarina, quanto o repasse de recursos”, avaliou. 

Devido a gravidade da situação, enquanto a reunião transcorria, o secretário-adjunto Acélio Casagrande entrou em contato, por telefone, com o governador do Estado. Raimundo Colombo assumiu compromisso de vir a Criciúma na próxima terça-feira (6) para discutir o apoio a ser dado à instituição. “Temos 90 dias para fazer o que for necessário para que o Hospital passe a atender”, garantiu Casagrande.

Durante os próximos 90 dias, a gestão compartilhada de Criciúma criou um grupo para tratar do assunto HMISC. A equipe contará com três pessoas da Prefeitura Municipal de Criciúma, duas do Hospital São José e mais duas representando Estado. “Acreditamos que neste período a nova maternidade estará funcionando”, complementou Conti.

Colaboração: Matheus Reis/Comunicação Criciúma