Geral

Atividades na Praça Nereu Ramos abrirão oficialmente a Semana do Meio Ambiente em Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Abordar e instruir a população sobre a importância da preservação, das medidas sustentáveis e da arborização é o objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente, que será aberta nesta quinta-feira (5), na Praça Nereu Ramos. O evento, organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), é uma comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mesmo dia.

De acordo com o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Gelson Fernandes, cartilhas informativas serão disponibilizadas e 2 mil mudas de árvores frutíferas serão oferecidas ao público. “Queremos conscientizar as pessoas através da teoria dos “três Rs”: Reduzir, reutilizar, na medida do possível, e reciclar. Disponibilizamos também mudas de plantas pois apoiamos uma cidade mais florida e mais bonita”, afirma Fernandes.

Um biólogo estará presente realizando a identificação e divulgando a população as espécies de árvores que correm ou causam riscos. “Ele fará um debate com a população ressaltando as espécies que precisam ser preservadas e informando quais árvores devem ser retiradas ou por atrapalharem ou causarem riscos para a cidade.”, ressalta. Uma tenda do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) será montada, onde haverá também uma reunião entre os conselheiros em alusão a comemoração da semana.

O evento conta com a parceria do Lyons Clube, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), od 28°GAC e também do Sest/Senac, que disponibilizará no local livros gratuitos aos visitantes.

Atividades com escolas já iniciaram

A conscientização ambiental entre crianças e adolescentes já teve início em diferentes escolas do município com atividades realizadas em parceria entre a Famcri e a Secretaria Municipal de Educação. Na segunda-feira (2) estudantes das instituições José Contim Portela, Judite Duarte Oliveira, Jorge da Cunha Carneiro, Serafina Milioli Pescador, Jardim de Menezes e Dionisio Millioli visitaram o horto florestal para aprender mais sobre as questões ambientais atuantes no município.

As atividades durante o dia de ontem foram voltados ao plantio de mudas semeadas nas estufas do local. As crianças fizeram também uma trilha e conheceram a fábrica de sabão ecológico que atua no horto. Mudas também foram disponibilizadas aos alunos. Amanhã (4), alunos de outras escolas irão visitar o Ecoponto para aprender mais sobre o procedimento e importância da coleta seletiva. “Atualmente, a coleta cobre 50% do município, mas a gente quer aumentar esse número. Queremos fazer isso através da conscientização”, pontua o presidente Fernandes.

A secretária municipal de educação ressalta o trabalho voltado aos estudantes. “Esse é um trabalho de suma importância, pois quanto mais cedo eles tiverem consciência do quanto agredimos e atrapalhamos o desenvolvimento do meio ambiente, menos iremos sofrer com as consequências. O trabalho deve ser realizado insistentemente, para que eles cresçam com este pensamento e para que não precisarmos fazer tanta campanha de conscientização futuramente”, afirma.

Colaboração: Denise Possebon