Esporte

Atleta de Criciúma é campeã do Festival Nacional da Criança

Mirela Pedro Tereza se consagrou campeã brasileira em Minas Gerais e conquistou vaga para representar o Brasil em torneios internacionais

Fotos: Divulgação/FME

Fotos: Divulgação/FME

Revelação do xadrez de Criciúma, Mirela Pedro Tereza, de 8 anos, se consagrou campeã do Festival Nacional da Criança – Fenac 2016, realizado entre quinta-feira (21) e sábado (23), em São Sebastião do Paraíso (MG). Com a conquista do título inédito para a Fundação Municipal de Esportes – FME de Criciúma, a nova campeã brasileira sub-8 garantiu vaga para representar o Brasil no XXVII Torneio Pan-Americano de Xadrez da Juventude 2016, além do Campeonato Mundial de Xadrez 2016.

De acordo com o técnico de xadrez da FME, Evandro Bitencourt, todo o esforço para representar Santa Catarina no torneio foi recompensado. “Estávamos nervosos. Em relação ao Estadual, o nível do Fenac é mais alto. Na primeira partida, a Mirela estava tensa, mas depois ela manteve a tranquilidade e se saiu muito bem”, conta. Campeã catarinense de xadrez na categoria sub-8, Mirela venceu os cinco confrontos disputados e faturou seu primeiro título nacional com uma rodada de antecedência.

Enxadrista há apenas sete meses, Mirela superou adversárias de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. “Ela é um talento descoberto através do programa Cidade em Ação, realizado nas escolas. Ficamos felizes com o triunfo dela e, principalmente, com o trabalho desenvolvido no xadrez. Está surpreendendo a todos e gerando bons frutos para Criciúma”, ressalta o presidente da FME, Renato Valvassori. Mais de 200 atletas participaram do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Nos próximos meses, conforme Bitencourt, os treinamentos da atleta serão aprimorados, visando às competições internacionais. O Pan-Americano ocorre em julho, em Montevidéu, no Uruguai. O Mundial está programado para outubro, em Batumi, na Geórgia.

Colaboração: Jhulian Pereira / Comunicação Prefeitura de Criciúma