Educação

Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina é debatida em Criciúma

Foto: Francine Ferreira

Foto: Francine Ferreira

Após a elaboração de uma Proposta Curricular atualizada para a educação estadual a partir de 2015, professores, diretores e representantes de ensino das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma, Araranguá, Braço do Norte e Tubarão reuniram-se na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) nessa sexta-feira, para debater como colocar essas mudanças em prática.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, ressalta a necessidade do trabalho em equipe. “Temos um grande projeto realizado e pronto para ser utilizado. O desafio é implantar isso em toda a rede estadual de educação. É exatamente esse o esforço que temos que ter, encontrando um meio de seguir em frente, em meio às limitações que nos deparamos no caminho. É hora de ousar e colocar essa nova proposta em prática”, argumenta.

De forma geral, a atualização trata de incluir assuntos envolvendo diversidade e garantia dos direitos humanos nos conteúdos estudados pelos alunos. “Depois dessa nova Proposta Curricular, precisamos fazer uma reflexão profunda no trabalho que desempenhamos. Que possamos efetivamente concretizar esse novo conteúdo no dia-a-dia da sala de aula”, afirma a secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud.

Para o secretário regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, essa atualização é um marco importante para a educação da região e do estado. “É a educação que determina o futuro de cada pessoa, e melhorando cada vez mais a qualidade do ensino que oferecemos, melhoraremos cada vez mais nossa sociedade. Vamos trabalhar para colocar essas melhorias em prática, porque só temos a evoluir com isso”, completa.

Colaboração: Francine Ferreira