Geral

Aulas específicas para deficientes visuais são promovidas pela Adore

Foto: Assessoria de Imprensa da Adore

Foto: Assessoria de Imprensa da Adore

Com um futuro já previsto pelo médico, Mauricio Nazaro, morador de Lauro Muller já vem se preparando para driblar os obstáculos. Aos 46 anos de idade, ele sente os reflexos causados em um acidente automobilístico que comprometeu sua visão. Enxergando atualmente apenas 30% da vista direita, Mauricio foi informado pelo profissional da medicina que até os 50 anos ele terá cegueira total e para continuar mantendo sua vida ativa, o mesmo procurou a Adore (Associação dos Deficientes de Orleans e Região) para receber orientações e adquirir aprendizados que irão auxiliá-lo.

Na tarde dessa segunda-feira (8) ele esteve entidade conversando com o vice-presidente da associação, Airton Galvão que é deficiente visual há mais de 30 anos. Mauricio terá aula de Braille e demonstrou muito interesse pelo aprendizado. “Se acontecer o que o médico previu, eu já estarei preparado”, relata Nazaro.

Em conversa, ambos trocaram experiência e o vice-presidente o incentivou e o motivou a não desistir da vida. “Eu aprendi da vida que da pra viver sem visão e sem ela pode ser feita muita coisa”, diz o vice-presidente.

Além da aula de Braille, o agora associado também terá aula de orientação e mobilidade para ter segurança e autonomia ao caminhar sozinho.

Mauricio era uma pessoa bem ativa na sociedade. Além de trabalhar como enfermeiro na unidade hospitalar de Orleans, era arbitro de futebol e sempre participava de competições esportivas, mas após o acidente suas atividades foram interrompidas. “Eu não quero que eles olhem para mim com pena. Quero que eles me olhem como pessoa”, diz.

Além de Mauricio, quem tiver interesse pelos aprendizados deve procurar a associação que é localizada na Avenida Getulio Vargas, nº 115 no centro de Orleans.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Adore