Geral

Aumento do consumo de água chega a 45% na alta temporada em Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Calor apareceu para ficar nos próximos meses, junto com ele, mais banho, mais piscina para as crianças, mais uso da torneira e mais gelo.  No verão, em Laguna, segundo a Casan, o aumento do consumo de água chega a 45%. Já na temporada, principalmente, no carnaval o percentual ultrapassa 70%. São 16 mil ligações no abastecimento de água. Racionalizar nos períodos de maior consumo devem ser encarados como uma realidade pela população. Nessa época, o sistema opera quase no limite da capacidade, um consumo muito maior que o esperado pode trazer consequências desconfortáveis aos usuários.

Atualmente, o município opera com dez estações de tratamento: Canal do Gi, Machado, Gi, Farol de Santa Marta, Campos Verdes, Cabeçuda, Laranjeiras, Itapirubá, Praia do Sol e do município da Pescaria Brava, que também abastece alguns bairros do sul da cidade. 

Com as notícias da falta de água no estado de São Paulo, o desabastecimento assusta quem utiliza o sistema em Santa Catarina. 

Segundo o chefe da agência da Casan de Laguna, Renato Lopes, “a cada final de temporada de verão, iniciamos os trabalhos de melhorias visando a próxima temporada. São caminhos técnicos, que muitas vezes envolvem bastante planejamento antes da execução”.

Laguna é privilegiada, pois inúmeras nascentes brotam em praticante todas as regiões da cidade, sendo o aquífero guarani (fonte de água subterrânea), o maior responsável.

É muito importante que as pessoas não lavem seus carros, casas e calçadas em horário de pico. Procurem utilizar de meios de reaproveitamento de água em piscinas evitando enchê-las com frequência, não demorem no banho (muitas casas que normalmente tem dois moradores passam a ter 5/10 pessoas nesses períodos), evitem torneiras abertas sem necessidade, e certifiquem-se de ter reservatório de água instalado e funcionado, em casos de problemas no abastecimento as caixas d'água conseguem suprir as necessidades básicas por um certo período.

Falta de água 

Como a água opera o sistema através de bombeamento contínuo de água, desde a captação até a distribuição, quebra de equipamentos não são descartados, e mesmo a Casan realizando o reparo de maneira rápida, tal situação pode vir a comprometer o abastecimento. 

“Esses equipamentos necessitam de energia elétrica para o funcionamento, caso tenhamos queda de energia elétrica por um período maior do que uma hora em horários de pico, o abastecimento pode ser comprometido por horas”, esclarece Lopes. 

Use a água de forma racional

:: Evite banhos demorados;

:: Não use o vaso sanitário como lixeira;

:: Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;

:: Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;

:: Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;

:: Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa;

:: Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem;

:: Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira;

:: No verão a rega das plantas deve ser feita de manhã ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação;

:: Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;

:: No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.