Geral

Avançam as obras da Estrada Albertina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As obras de pavimentação da Rodovia SC-436, conhecida como “Estrada Albertina”, entre os municípios de Imaruí e São Martinho estão avançando em ritmo acelerado – cerca de 40% do trabalho foi concluído e a finalização de todo o trecho está prevista ainda para o primeiro semestre de 2015. A estrada dá acesso ao Santuário da beata Albertina Berkenbrock. Nesta quarta-feira, 7, o governador Raimundo Colombo sobrevoou o trecho de 7,5 quilômetros entre São Martinho e a comunidade de São Luís, no município de Imaruí, onde nasceu Albertina.

O valor total do investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 4,5 milhões. "Essa é uma obra muito importante, uma dívida que estamos quitando com a comunidade. A nova estrada vai proporcionar um ganho muito grande em qualidade de vida e na oferta de serviços. Conseguimos vencer as dificuldades operacionais e agora estamos avançando para entregar essa grande obra nos próximos meses", afirmou o governador.

Em 2010, a empreiteira vencedora da primeira licitação pública para as obras iniciou a pavimentação dos 7,5 quilômetros. Porém, só tinha executado 900 metros da camada asfáltica quando o Estado, em razão do descumprimento de diversas cláusulas do contrato, realizou nova licitação vencida por outra empreiteira. A nova contratada reiniciou as obras em agosto de 2014, mas a construtora vencedora em 2010 conseguiu na Justiça a suspensão dos trabalhos temporariamente, por discordar da nova contratação. Em setembro do ano passado o Tribunal de Justiça autorizou a retomada das obras, atendendo à solicitação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Agora as obras estão avançando e beneficiando a rotina dos moradores e turistas. O comerciante Antônio de Souza, 70, tem um mercado em frente ao Santuário e afirma que o asfalto vai mudar muito a rotina da região. "A estrada de chão dificultava muito o acesso, tinha empresa de ônibus que já estava cancelando as visitas. Mas a parte com asfalto já melhorou bastante o acesso e vai melhorar ainda mais quando tudo ficar pronto", comparou.

O comerciante conta que o Santuário recebe visitantes de diferentes regiões do país, principalmente aos domingos. Nesta quarta-feira, Mário César Severino, 52 anos, aproveitou para visitar o local com a família de Capivari de Baixo. "Essa é a segunda vez que visito o Santuário e já deu para perceber que o acesso melhorou muito. Quando a estrada toda ficar pronta, vou vir mais vezes e acho que muitas outras pessoas começarão a visitar também, afirmou.

O prefeito de São Martinho, José Schotten, lembrou que também será concluída ainda neste semestre a construção da nova ponte sobre o Rio Capivari, no Centro do cidade, que fará ligação com a Estrada Albertina. A obra começou em junho de 2014 e conta com R$ 1,45 milhão em investimentos do Governo do Estado por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
 
Quem foi Albertina Berkenbrock

Nascida em 1919, na comunidade de São Luís, em Imaruí, foi assassinada em 1931, quando tinha 12 anos, durante uma tentativa de estupro. Desde então, é considerada mártir e o santuário construído no local do ataque, no mesmo município, recebe milhares de fiéis todo ano. Albertina Berkenbrock foi beatificada pelo Vaticano em 2007 e o processo de beatificação já foi protocolado em Roma.

Colaboração: Chênia Cenci