Geral

Avenida João Marronzinho terá ciclovia, passarela para pedestre e rampas de acessibilidade

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Em fase final de licitação, a pavimentação da avenida João Marronzinho promete trazer melhorias na mobilidade urbana de Laguna, principalmente de quem vem a procura das praias. Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, o trecho aguarda a finalização de algumas etapas.

Além da escolha da empresa que executará a obra através da licitação, para finalizar o processo é preciso realizar a desapropriação de áreas atingidas pela faixa de domínio projetada. São cerca de 17 mil metros quadrados que irão dar lugar a nova configuração da via.

De acordo com a secretária de Planejamento, Grazielle Sitônio, o decreto de desapropriação destas áreas elaborado pelo governo municipal já foi entregue ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). “Foi decretado como área de utilidade pública”, disse.

Segundo o prefeito Everaldo dos Santos, as propostas das empresas que estão participando do processo licitatório serão abertas no dia 10 de junho.

A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE.

Detalhes do projeto

Atualmente a avenida possui problemas de drenagem porque a estrada está com adensamento e a drenagem é insuficiente, não tendo saída de águas adequada.

De acordo com o projeto, a drenagem proposta será com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.

A via terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, com canteiro central medindo dois metros.

Está previsto para o lado esquerdo da pista, uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o lado direito, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.

O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal. Para realização do estudo de caracterização da região, foram feitos projetos geológico, topográfico, geotécnico e hidrológico. Além disso, também o estudo de tráfego.

Empresa responsável pelo projeto

Prosul é a empresa contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.