Geral

Avenida Marronzinho terá ciclovia e passarela

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Desde a semana passada a empresa Setep Construções vem trabalhando na abertura da lateral esquerda da avenida João Marronzinho (sentido Mar-Grosso), onde será a passarela para pedestres e ciclovia. “Estamos fazendo o aterro da estrutura deste trecho, mas o tipo de pavimento ainda será definido”, disse a engenheira da empresa que fiscaliza a obra, Raquel Zanoni.

O outro lado da pista também terá passarela para pedestres. A ciclovia somente no lado esquerdo.

Mais da metade da estrada já recebeu o asfalto do tipo emborrachado, material com maior resistência. “Esse tipo de asfalto tem uma mais durabilidade e apresenta menos ruídos”, disse a secretária adjunta de planejamento, Grazielle Sitônio.

A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101.

“Essa obra é um dos nossos compromissos nesta gestão. Laguna terá uma nova cara, pois essa obra será o cartão postal da cidade”, salienta o prefeito Everaldo dos Santos.

A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Detalhes do projeto

A avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros.

O lado direito da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o esquerdo, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.

A avenida enfrentava problemas porque a estrada estava com adensamento e a drenagem era insuficiente, não tendo saída de águas adequada.

A drenagem proposta foi feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.

O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.