Geral

Aves ornamentais chamam atenção na AgroPonte

Além da agricultura e do agronegócio, a quarta edição da AgroPonte tem por objetivo evidenciar a pecuária Sul catarinense. Durante a segunda edição da Exposição Estadual de Animais, que acontece em paralelo à feira, centenas de animais, de diferentes raças, mostram aos visitantes o quanto o setor é desenvolvido e diversificado da região. Do gado de leite e de corte às ovelhas, das aves ornamentais aos peixes, são aproximadamente 600 exemplares que encantam, e muito, o público.

A aposentada Antônia Shlickmann Andrade Costa, moradora de Sombrio, saiu de casa no sábado à tarde especialmente para visitar o evento e se impressionou com as variedades. “Sempre morei no campo, mas muitos dos animais expostos aqui eu nunca tinha visto. Os gados chamaram a atenção pelo porte, já as galinhas, pela beleza. São lindas, de uma delicadeza só”, conta a senhora, de 69 anos.

As galinhas em questão foram levadas à AgroPonte pelo criador Adir Engel, de Braço do Norte. Criar aves ornamentais é um hobby que Engel leva a sério, tanto é que hoje ele é o maior criador da região Sul do Estado. “Tenho aproximadamente 40 espécies. Estou sempre em busca de novas variedades, já que elas chamam muita atenção do público a cada exposição que participo”, relata. De acordo com ele, alguns dos animais são muito difíceis de conseguir, mas o esforço vale a pena. “O pós-venda rende bons negócios, especialmente por pessoas interessadas nos ovos das aves”, comenta ele.

De Nova Veneza, o criador de cavalos Luciano Benaduce Alice selecionou dois machos para a AgroPonte. Da raça crioula, os animais recebem destaque. “Tenho aproximadamente 30 equinos, mas trouxe apenas um potranco e um garanhão (reprodutor). Participo de exposições com frequência para divulgar tanto a raça quanto o trabalho desenvolvido”, conta.

Assim como Benaduce, o também neo-veneziano Cledison Vitali Daniel participa da AgroPonte. Das matrizes e reprodutores, ele selecionou oito ovelhas para mostrar o quão dóceis e benéficas elas são. “São animais destinados ao corte, que têm uma estrutura física diferenciada. Elas são muito precoces, têm um ganho de peso rápido, chegando a quase 100 quilos cada uma”, explica. “São ótimas, também, para a tosa de grama em casas e sítios”, enfatiza o criador.

Epagri lança dois novos tipos de arroz

Além da Exposição de Animais e da participação de empresas e cooperativas, uma série de atividades complementares estão sendo realizadas no decorrer da AgroPonte. Uma delas foi o lançamento comercial de dois novos tipos de arroz, o Onix (preto) e o Rubi (vermelho), ambos desenvolvidos pela Epagri. A cerimônia de lançamento aconteceu na noite de sexta-feira, dia 15 de agosto, e reuniu centenas de autoridades e visitantes, que se encantaram com o sabor do grão.

Na oportunidade, o gerente regional da Epagri de Araranguá, Marcos José Rosso, enfatizou que está chegando ao mercado um produto bastante diferenciado, oportunizando mais variedade e sabor à mesa do catarinense. A fala foi completada pelo gerente regional de Criciúma, Realdino Busarello. “Queremos brindar a população do Sul pelo apoio e reconhecimento prestados ao agricultor. Como empresa pública, temos o dever de estar junto do homem do campo, buscando novas tecnologias para fazer produtos diferenciados”, comenta.

O arroz vermelho começará a ser comercializado pela Coopersulca. Já o tipo preto ainda passará por mais alguns estudos para, finalmente, chegar ao mercado. Além da degustação dos dois tipos de grão cozidos, a Epagri distribuiu pastel recheado de arroz, caldo de aipim com frango, chips de aipim e vinho Goethe.

Feira segue até este domingo

A feira AgroPonte segue até este domingo, dia 17 de agosto. Os visitantes poderão prestigiar o evento das 14h às 19 horas, no pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma. No local, há serviço de café colonial servido pela cooperativa Nosso Fruto. A entrada é gratuita e o estacionamento custa R$ 5.

Colaboração: Samira Pereira/Apice Comunicação

 

[soliloquy id=”81292″]