Economia

Avicultores do Sul afirmam que crise no setor permanece para a região

Presidente de associação diz que produtores não conseguem pagar dívidas.

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

Produtores de aves do Sul de Santa Catarina, onde foram abatidos mais de 20 milhões de frangos em 2013, afirmam que estão endividados e temem continuar as atividades por falta de retorno financeiro. Para o presidente da associação que os representa, a crise na avicultura no estado, com início no ano passado, ainda não terminou na região. "Tem mais de 15% de produtores que não conseguem pagar seus débitos", disse Emir Tezza em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV.

Conforme o site G1 Santa Catarina, por causa da situação, uma assembleia entre avicultures e representantes do poder público deve ocorrer este mês. "Tem um produtor que já foi executado judicialmente por não conseguir pagar seus débitos mesmo trabalhando. Tem outro produtor em Treviso que tem um investimento de R$ 1,2 milhão que também não conseguiu pagar", ressalta o presidente da Associação dos Avicultores do Sul Catarinense.

Na propriedade de Walmir Fontanella Fabro, que trabalha há 20 anos com produção de aves em Lauro Müller, foram investidos R$ 800 mil em equipamentos. O avicultor, no entanto, não sabe se continuará com a profissão nos próximos anos. "É uma atividade que não está se pagando hoje, devido ao custo alto, e é uma remuneração muito baixa por parte das empresas", opina.

A situação também preocupa representantes da prefeitura da cidade, já que boa parte da renda do município vem do setor. "Nós em Lauro Müller estamos sensíveis à causa do avicultor", disse o secretário municipal de Agricultura, Eliandro Bett Giongo.