Geral

Avicultores do Sul vão ao Ministério da Agricultura em busca de ajuda

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação dos Avicultores do Sul do Estado de Santa Catarina esteve nesta quarta-feira em audiência com o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, em Brasília, em busca do refinanciamento das dívidas dos avicultores.

O deputado federal Ronaldo Benedet, que convocou a reunião, se mostrou apreensivo com as dificuldades que passa o setor. “Precisamos que o ministério intervenha com o BNDES a renegociação da dívida dos avicultores, que vem sofrendo com a crise aviária desde 2012”, solicitou Benedet.

O Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, ouviu as reivindicações do setor e se colocou à disposição para buscar o refinanciamento da dívida, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica (BNDES). “O ministério irá marcar uma audiência com o BNDES, para buscarmos uma solução para este problema que vem assombrando os avicultores do Sul do país. Não é uma luta simples, vamos ter que mostrar dados ao banco da real situação dos avicultores”, indagou o ministro.

A Associação também solicitou que o Ministério da Agricultura intervenha com a empresa JBS para melhorar a remuneração dos trabalhos dos avicultores. “A empresa paga hoje aos avicultores R$ 40 pela mão de obra de cada frango, precisamos que a empresa pague pelo menos R$ 80 por cada ave”, solicitou o presidente da Associação dos Avicultores do Sul do Estado de Santa Catarina, Emir Tezza.

Também participaram da audiência os deputados federais, Celso Maldaner, Valdir Collato e Carmem Zanotto; o vice-presidente da Associação dos Avicultores do Sul do Estado de Santa Catarina, Walmir Fontanella Fabro; primeiro secretário da Associação, André Tartarê, segunda secretária da Associação, Rosileia Inocente; vereador de Turvo, Osvaldo Favaro; prefeito e vice- prefeito de Urussanga, Johnny Felippe e Luiz Henrique Martins.

Colaboração: Franciele Fernandes