Economia

Avicultores vão se reunir nesta quinta-feira com o Grupo JBS

Presidente da AASC - Emir Tezza (Foto: Divulgação)

Presidente da AASC – Emir Tezza (Foto: Divulgação)

Avicultores da região se reúnem amanhã (13) com o Grupo JBS, em Forquilhinha, às 15h, em mais uma tentativa para encaminhar solução para a crise vivenciada pela categoria.

Desde o ano passado, os produtores reclamam do baixo preço pago por ave pelas agroindústrias e da dívida em financiamentos. “Se não tivermos uma solução até o mês de abril iremos paralisar o alojamento das aves”, afirma o presidente da Associação dos Avicultores do Sul do estado, Emir Tezza, em entrevista para o site Clicatribuna

A região do Meio-Oeste catarinense e os estados do Paraná e Rio Grande do Sul que passam por situação semelhante também estão sendo integrados com os produtores da região. “No próximo mês também teremos uma reunião com os produtores desses estados e queremos alinhar uma paralisação em conjunto”, diz Tezza.

Hoje a Associação deve entregar ao Ministério do Trabalho a documentação sobre o encaminhamento das negociações entre as agroindústrias e os produtores.

Prejuízo por conta do forte calor

Nas últimas semanas os produtores da região também estão enfrentando a mortalidade dos animais em razão das altas temperaturas. Segundo o presidente da associação, aproximadamente 450 mil aves já morreram na região. “Os equipamentos de refrigeração dos aviários não conseguem controlar o excesso de calor”, explica.

Empresários discutem exportações

A queda nas exportações durante os anos de 2012 e 2013 será o assunto de uma reunião, também nesta quinta-feira, entre o governado do estado Raimundo Colombo e a Associação Catarinense de Santa Catarina, em Florianópolis.