Geral

Bailarino de Tubarão conquista primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville

Foto: Arquivo pessoal/Facebook

Foto: Arquivo pessoal/Facebook

O jovem bailarino Ivan Sehnem Duarte, 19 anos, de Tubarão, foi destaque no Festival de Dança de Joinville. Ele ganhou o primeiro lugar na categoria Balé Neoclássico Solo Masculino – Sênior. 

O festival, que reuniu grupos de dança de todo o país, teve início no dia 23 de julho e encerrou no dia 2 de agosto, último sábado. Ivan apresentou a coreografia intitulada “Menino do Campo”.

Em entrevista ao jornal Diário do Sul, ontem, Ivan contou que realmente não esperava o prêmio. “Não esperava ganhar o prêmio de melhor bailarino, pois já havia conquistado o de revelação em 2012. Além disso, minha participação no evento foi apenas para marcar presença com um solo neoclássico, que não é minha especialidade”, conta o jovem, cuja especialidade é o clássico de repertório.

O bailarino chegou ao Brasil há pouco tempo, pois estava em Jackson (Mississippi, nos Estados Unidos), onde participou de um dos maiores festivais de dança do mundo, o USA International Ballet Competition. Lá, conquistou a medalha de bronze, o que resultou em quatro contratos com companhias do exterior.

Entre os planos para o futuro, o bailarino revela que fechou contrato com Orlando Ballet, na Flórida, Estados Unidos. “Ganhei quatro contratos com companhias do exterior e fechei contrato com a Orlando Ballet por um ano. Irei para lá no dia 17. Minha despedida temporária dos palcos brasileiros será em São Paulo, dia 15, junto com alguns campeões do Festival de Joinville”, revela Ivan.   

Como estava nos Estados Unidos, não teve muito tempo para ensaiar para o Festival de Joinville. “Por isso fiquei surpreso com o prêmio”, acrescenta Ivan, que atualmente estuda na Petite Danse, no Rio de Janeiro.

Conquista de 2012

Ivan já havia provado seu talento ao conquistar o primeiro lugar na Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville em 2012. Ele disputou na categoria Balé Clássico De Repertório (Variação Masculina – Avançada).

O jovem estudou balé em uma escola de dança de Tubarão, onde ganhou a primeira bolsa de estudos. Aos poucos, começou a se profissionalizar. Em 2010, participou de um curso de férias de verão no Conservatório de Balé do Rio de Janeiro. Em 2011, Ivan entrou para Cia. Brasileira de Ballet.