Geral

Baile de máscaras do Caps anima a tarde de quinta-feira

O carnaval já chegou no Centro de Atenção Psicossocial. Os clientes comemoraram em clima de marchinhas, na tarde dessa quinta-feira (27). As irmãs Rosalina Aguiar e Francisca Oliveira estão no Caps há 12 anos e participam de todas as comemorações, oficinas e atividades do centro. Para elas, a companhia dos colegas é o principal remédio para uma melhor qualidade de vida.

Os dias se tornam mais tranquilos quando Rosalina e Francisca vão até o Caps. Para as irmãs, sair do interior para chegar ao centro é uma jornada cansativa, mas que vale a pena. “Quando chegamos aqui já nos sentimos diferentes. É uma alegria contagiante que parte tanto da equipe quanto dos nossos colegas. A terapia em grupo, as atividades e comemorações fazem parte na nossa busca por uma saúde melhor”, explica Rosalina.

Durante o evento foram sorteados três quites da boticário. Além disso, um lanche e um desfile de mascaras foi realizado. De acordo com a coordenadora do Caps, Karina Birolo Teixeira, a medicação é apenas 50% do tratamento, o resto é conquistado através do convívio e das atividades oferecidas. “O medicamento é apenas o estímulo, o ânimo que eles necessitam para prosseguir. A melhora vem no decorrer das terapias ocupacionais. Nenhuma doença psíquica é curada apenas com medicação”, conta Karina. 

Conheça o Caps

O Caps é um serviço aberto e comunitário do SUS, com a finalidade de oferecer atendimento e acompanhamento clínico psiquiátrico. O programa também trabalha a reinserção social dos assistidos pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Em Laguna, aproximadamente mil pessoas são atendidas. Dentre elas: dependentes químicos, casos crônicos psiquiátricos e familiares.

O programa funciona das 7h30min às 18h e fica na Rua Fernando Machado, atrás do banco Caixa Econômica.

[soliloquy id=”57450″]