Geral

Baleais rorquais são avistadas na área de preservação da Baleia Franca

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado nesta semana uma nova saída embarcada do Projeto BIOMAR – Biodiversidade Marinha da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF), para avaliar a biodiversidade marinha e subsidiar propostas de gestão de recursos naturais na APABF. O trabalho é uma iniciativa da integrada da UDESC/Laguna, Projeto Baleia Franca (PBF), Polícia Ambiental, R3Animal e os órgãos do ICMBio: Centro Mamíferos Aquáticos, Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Aves e APABF.

Embarcados na Lancha SEAP 01 da Polícia Ambiental de Laguna, os pesquisadores aplicaram metodologias de avistamento e efetuaram registros de dados biológicos entre Laguna e o Sul de Florianópolis, porção norte da APABF. Os esforços de campo visaram o registro da ocorrência de espécies de aves e mamíferos marinhos.

Segundo o site Clicatribuna, durante o monitoramento foram avistadas quatro baleias rorquais, afastadas da costa, próximo ao limite leste da APABF, na direção do Morro de Itapirubá. Uma dos indivíduos avistados trata-se de uma baleia jubarte, espécie que migra para o litoral nordeste brasileiro durante inverno e primavera para se reproduzir. Não foi possível afirmar a espécie dos outros três exemplares, porém segundo a diretora de pesquisa do PBF, Karina Groch, podem tratar-se de baleias de bryde, espécie já registrada pelo Projeto Baleia Franca durante os sobrevôos de monitoramento aéreo das baleias francas na região.

As baleias de bryde têm ocorrência em toda a costa brasileira, porém com maior regularidade na região Sudeste. Além das baleias, foi registrada a ocorrência de indivíduos jovens e adultos do Albratroz de Bico Amarelo do Atlântico, espécie ameaçada de extinção.

O Projeto BIOMAR-APABF prevê a realização de embarques periódicos ao longo de todas as estações do ano, cobrindo a Área da APA da Baleia Franca.