Geral

Bancários festejam seu dia nesta sexta-feira

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

O dia 28 de agosto é um dia especial para os trabalhadores bancários do país. A data marca o calendário como o Dia do Bancário. Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Edegar Generoso a proximidade da 'Campanha Nacional' chama para a organização e luta da categoria contra a exploração e as ameaças de retirada de mais diretos, como o PL da terceirização. 

No entanto, destaca o sindicalista, “como lutadores movidos de esperança e sonhos, temos que comemorar. Festejar nossa força de trabalho e nossa capacidade de recriar e transformar. E, com união levantar nossa bandeira e garantir a manutenção dos direitos e mais conquistas este ano. Sonhar e lutar juntos,” pontua. 

Um jantar dançante alusivo ao dia será realizado para os associados na mesma data no Sisos Hal. A Região concentra cerca de 800 trabalhadores.

História

A história da data começou em maio de 1951, quando os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidas e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em comemoração nacional da categoria bancária.

Colaboração: Maristela Benedet