Geral

Bancários podem entrar em greve

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os trabalhadores bancários de Tubarão e região estudam a possibilidade de entrar em greve a partir da próxima quinta-feira. A insatisfação salarial, mais uma vez, é o motivo. A pauta deste ano, além de ter relação com o aumento salarial, mira o cumprimento do fim das metas abusivas.

Conforme reportagem do jornal Notisul, um edital de convocação foi expedido nesta sexta-feira pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região (SEEBTR), solicitando a presença dos trabalhadores dos bancos privados (HSBC, Itaú, Bradesco, Santander), Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para a assembleia geral extraordinária, que será realizada nesta quarta-feira. Em pauta estão a avaliação da campanha salarial 2014/2015, a aprovação ou rejeição da proposta apresentada pelos bancos e a deliberação da greve.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Armando Machado Filho, há uma possibilidade de greve a partir da meia-noite da próxima quinta-feira. A paralisação deve ocorrer em nível nacional.

Na região, 16 municípios que integram o SEEBTR devem realizar o movimento. Quarenta agências e pontos de atendimentos poderão ser fechados, o que envolve cerca de 600 bancários. Entre os pedidos estão quase 90 cláusulas sociais, trabalhistas e de condições de trabalho. No ano passado, a greve durou 21 dias em território nacional. Na região, a paralisação teve 19 dias.

Correios

Os Correios operam com normalidade em Santa Catarina. Toda a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive a entrega de Sedex e o Banco Postal, estão disponíveis. O movimento de paralisação ocorre apenas em sete estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, Minas Gerais e Tocantins.