Cultura

Banda orleanense Decolle lança música “Vento” nesta quinta-feira

A banda orleanense de pop rock Decolle lançou às 12 horas desta quinta-feira (3) a música “Vento”, que faz parte do primeiro álbum do grupo, intitulado “Sulista”. Já no dia 27 deste mês, Decolle gravará o clipe da canção em três pontos turísticos de Orleans, como forma de valorizar e divulgar a cultura do município. O trabalho pode ser conferido neste link.

Os locais escolhidos são o Museu ao Ar Livre, a estátua do Conde D'Eu e o Pórtico, localizado na entrada da cidade. A gravação será realizada pela Rec Brasil e pela Bloom. Os locais serão fechados pela Polícia Militar para a produção do audiovisual. A música, por sua vez, foi gravada no estúdio Paranoids, de Lauro Müller, com o apoio do proprietário e produtor, André Augusto.

“Ele está nos ajudando muito. O trabalho dele é ótimo, nos transmite segurança na hora de gravar, é alguém que realmente ama o que faz e está realizando nosso sonho de gravar um álbum próprio”, contou o vocalista e baixista Henrique Marcelino. A banda, fundada em maio de 2014, tem estilo próximo ao das bandas nacionais Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii. Além dessas, tem influências de Pink Floyd, Bandalheia, Capital Inicial e entre outras.

A banda é formada por Marlon Carvalho e Otávio Mariot, guitarra; Henrique Marcelino, baixo e voz; e André Augusto, bateria e back vocal. Henrique falou ainda sobre a música “Vento”. Para ele, é uma canção singela que, ao mesmo tempo, possui simplicidade em sua estrutura e euforia, por ter ficado engavetada durante dez anos. O músico conta ainda que a letra fala sobre as coisas simples da vida, que passam despercebidas no dia a dia.

“Dá pra contar nos dedos quem sente o vento, fecha os olhos e tenta imaginar o motivo de ele esta ali no momento. O que o trouxe até ali? O acaso? Eu não diria. Assim como o aviso prévio de chuva é trazido pelo vento e que, ao mesmo, não avisa quando a leva pra longe. O quão distante nós estamos da verdade? Alguém saberia a diferença entre o fogo e a água? Da lua e do sol, sem falar disso formalmente? Aliás, o vento traz muitas coisas. E por que não a mudança na qual se encontra o mundo em que vivemos?”

Sobre o álbum

Ainda de acordo com Henrique, o álbum reflete a forma como o grupo vê o cenário musical, principalmente, no que se refere ao rock em Santa Catarina. O músico acredita no talento dos artistas e na vontade de mudança dos que, assim como a banda, acreditam no próprio potencial. O trabalho também se trata de uma crítica a quem defende que este estilo musical não é capaz de evoluir no estado.

“Por isso, resolvemos fazer um disco que falasse que temos orgulho de ser de SC e de Orleans e região. Acreditamos em todas as bandas daqui e também em nós mesmos. O álbum ‘Sulista’ tem a proposta de falar sobre pessoas que não acreditam que o rock pode crescer no estado, de pessoas que acreditam que tudo sempre foi assim e nada vai mudar. Isso também se estende à política, de quem acredita que sempre foi e sempre será errada ou do conformismo, de aceitar as coisas como são”, afirmou Henrique.

Para a banda, o poder de mudança parte de cada um. “Queremos dizer que não aceitamos o fato de que as coisas não podem melhorar pelo simples motivo de que aqui sempre foi assim”. O músico cita ainda outras bandas de Santa Catarina que trabalham para mudar este cenário, tais como Bandalheia, Lottors, Don Capone, Vendetta Rock, LittleJonny & BigBand Rock, Revolver, Orly, Sujeito Comum, Redneck e entre outras.

Ficha técnica de “Vento”:

Henrique Marcelino: baixo, voz, gaita harmônica e violão;

Otávio Mariot: guitarra e violão;

Marlon Carvalho: guitarra;

André Augusto: bateria e back vocal;

Ramom Martins de Medeiros, o Bob: participação especial com teclado.

[soliloquy id=”144242″]