Geral

Bandeiras na beira-mar devem ser levadas a sério

Banhistas devem entrar no mar sempre nas proximidades de um posto de guarda-vidas

Foto: Amanda Ludwig/Engeplus

Foto: Amanda Ludwig/Engeplus

As bandeiras fixadas em postos de guarda-vidas na beira-mar devem ser levadas a sério pelos banhistas. As condições do mar são indicadas por meio das cores verde, amarelo e vermelho. As bandeiras têm como objetivo mostrar até que ponto o banhista deve chegar caso entre no mar. O cabo militar Romancini, do Corpo de Bombeiros, explica que os banhistas devem procurar nadar sempre nas proximidades dos postos de guarda-vidas.

Conforme o site Engeplus, no Balneário Rincão, por exemplo, placas foram espalhadas em cada plataforma de acesso à beira-mar, com explicações sobre cada cor. A bandeira verde indica que o mar está calmo e dá condições plenas de banho. A amarela indica que os banhistas têm algumas restrições, e a atenção deve ser constante, porque a água pode puxar para um lado e outro ou para o fundo. Os banhistas também devem estar atentos à bandeira vermelha, que indica que o local está perigoso para o banho. 

Segundo o cabo Romancini, outro pedido dos guarda-vidas é que o banhista evite nadar nas proximidades das plataformas. "Existe o risco de que uma onda forte, ou uma corrente, leve o banhista a colidir com as colunas de sustentação da plataforma”, afirma.