Arquitetura e Interiores

Banheiros: como ter um ótimo aproveitamento neste ambiente

Depois de receber vários pedidos sobre o assunto, vamos dar várias dicas sobre banheiros, sobre como aproveitar os espaços, dar dicas e apresentar as tendências. Espero que gostem.

Os banheiros costumam ter a menor metragem quadrada de uma residência. Contudo, é um ambiente muito utilizado. Por isso, esse pequeno espaço deve ser planejado com cuidado.

Além de ser cuidadosamente planejado, ele deve ser bonito, com ar de limpeza e iluminado, muito iluminado, já que muitas vezes é lá onde nós mulheres paramos para fazer aquela make.

Neste pequeno espaço, já temos uma lista básica e necessária para montar um layout: box, bacia sanitária, bancada para cuba e espelho.

Cada um desses itens necessita ocupar a dimensão correta para seu banheiro se tornar ergonômico e confortável. Caso você não tenha um arquiteto, segue um layout para auxiliar:

Então vamos a algumas dicas:

1. Aproveite as parede

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As paredes de um banheiro são espaço precioso. Os armários aéreos costumam ser pouco profundos, 15 centímetros é o ideal. Eles são ótimos para guardar praticamente todos os cosméticos e itens de higiene pessoal. Entre eles, perfumes, loções, cremes, creme dental etc..

Podemos usar portas de correr, portas de espelho de giro (abrir), nichos. Qualquer espaço é bem vindo para ser bem aproveitado.

2. As bancadas que apoiam a cuba

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

As cubas não necessitam ficarem centralizadas na bancada. Gosto de deixar em um dos lados pelo menos uns 30 centímetros para apoiar uma bandeja, onde ficará o sabonete líquido, um difusor de ambiente, porta escovas de dente e um vasinho para dar um charme.

Hoje em dia, a infinidade de cubas para compor um banheiro é incrível. Você pode optar pela tradicional de louça, em diversas cores, branca, preta, marrom, com brilho ou fosca, fazer na própria pedra, de vidro (esta eu recomendo para lavabos, porque a pasta de dente não deixa ela linda diariamente, só no dia da faxina).

3- Box, espaço do relaxamento

A hora do banho é sempre muito preciosa. É neste momento que organizamos nossos pensamentos, preparamos a lista de afazeres, relaxamos da correria do dia. Por isso, um bom é fundamental. Quando digo bom espaço, digo nem de mais, nem de menos. O ideal é 1 metro para não ficar esbarrando no box e nas paredes.

Para quem está construindo, vale investir em um nicho na parede, para apoiar shampoos e sabonetes, além de dar um toque moderno e ficar esteticamente charmoso, não corremos o risco de ficar esbarrando no porta-shampoo.

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

4 – Tendências

Ralo Linear
Já pensou no seu box com um ralo quase imperceptível?? Hoje ele existe e se chama ralo linear.

Foto: Divulgação

Coluna de Banho
Esta é para quem sonha com uma banheira de hidromassagem, mas não tem espaço. Agora podemos fazer isso no chuveiro.

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Porcelanato líquido
Já ouviu falar de porcelanato líquido? Não?! Esta é uma novidade que está conquistando as residências brasileiras. Já era usado no setor comercial e industrial, mas, agora, também está disponível para o uso em pequenas áreas como o banheiro.

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Chuveiro no teto
Já está no mercado há alguns anos, mas continua sendo uma novidade das mais luxuosas da maior feira de revestimentos do Brasil. O chuveiro de teto se destaca, pois ele cria uma verdadeira cachoeira no seu banheiro!

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Mármore por toda a parte
Tudo se recria. É essa minha impressão com vejo essa tendência. Há alguns anos, acharia um estilo um tanto ultrapassado, mas, hoje em dia, é chique e super atual.

Porcelanatos que simulam mármore podem trazer esta pedra elegante ao seu ambiente. Se você deseja a presença do mármore sem investir tanto quanto na compra da pedra em si. O elemento pode ser observado nos móveis, nas paredes e no piso. Se o desejo é uma composição mais chique, aposte nesta dica.

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Louças criativas
Pia, vaso sanitário ou banheira. O design arrojado chegou a esses elementos de uma vez por todas. Seja na cor ou no formato inusitado, os elementos sanitários estão cada vez mais tecnológicos, confortáveis e lindos! Aposte nos tons mais escuros.

Coluna Arquitetura

Foto: Divulgação

Gostaram do post? Que outro assunto vocês gostariam de ver por aqui?
E-mail: contatojkdesign@gmail.com

Notícias Relacionadas

Hospital São José de Criciúma realiza primeira cirurgia de coluna por vídeo

Procedimento muito menos invasivo, a primeira cirurgia por vídeo realizada na instituição, durou cerca de 38 minutos, superando as expectativas do médico cirurgião.

Operação Carne Fraca

O que é automação residencial?

Venda Mais e Melhor