Esporte

Big rider dará curso em Jaguaruna

João Capilé foi um dos responsáveis em projetar Thiago Jacaré ao surf internacional.

Foto:Anselmo Venanci/Divulgação/Notisul

Foto:Anselmo Venanci/Divulgação/Notisul

O conhecido big rider carioca João Bastos, o Capilé, 47 anos, oferecerá curso de tow-in, surf e resgate em Jaguaruna, neste ano. O surfista conheceu a maior onda do Brasil na famosa Laje da Jagua, há 16 anos, após os amigos Zeca Scheffer e Rodrigo Resende mapearem a região.

Quando conheceu as ondas da laje, ficou encantado. “Surfei nas condições médias, entre seis e sete metros, e me apaixonei. Fiquei um tempo indo e voltando de Floripa quando o mar estava grande para surfar. Aí conheci o Jacaré, sedento para ir à laje. Formamos uma equipe”, conta.

Capilé foi morar em Jaguaruna e auxiliou Thiago Jacaré na fundação da Associação de Tow In de Jaguaruna (Atow-Inj), a qual é conselheiro até hoje. Foi responsável pelos treinamentos de Jacaré e as técnicas utilizadas deram condições de fazer a diferença – com duas ondas surfadas em Nazaré, Portugal, indicadas ao prêmio internacional Red Chargers, neste ano.

Agora, Capilé – que há dez anos ministra os cursos – organiza as turmas de iniciantes para treinar na região, segundo o site Notisul. “Tenho grupos de alunos no Peru e vou revezar este semestre em três semanas lá e duas aqui”. O curso, que deve ser agendado com antecedência, é voltado para duplas, com no mínimo dez aulas.

Um plano individual é elaborado e as técnicas repassadas conforme os objetivos. “São três elementos que têm que se fundir – o lançar o surfista, o resgate, e depois levar ele de volta para out side – fora da arrebentação”, acrescenta. Além de tow-in, João oferece cursos de operador de resgate com moto aquática, a parte prática para as habilitações de lancha e jet ski, por meio da empresa KPL.Mais informações por meio do facebook João Mascarenhas KPL, ou pelo telefone (48) 9846-2318.

Tow-in

Tow-in é uma técnica pioneira de Herbie Flexer, aperfeiçoada por Laird Hamilton e sua equipe, em meados dos anos 1990 onde um surfista é rebocado por um jet ski até a onda. Este método tem uma vantagem nas situações em que a onda é muito grande e se move muito rapidamente para o surfista apanhá-la apenas na remada.