Geral

Bike das Nações será implantado em Criciúma

Projeto irá disponibilizar bicicletários em pontos da cidade e oferecerá empréstimo de bicicletas no Parque das Nações

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Visando diminuir o número de automóveis que circulam em Criciúma será implantado o Bike das Nações. O projeto da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) consiste na colocação de bicicletários em pontos como a Praça Nereu Ramos, a Unesc, os terminais de ônibus e o Paço Municipal. O Parque das Nações servirá como piloto com o empréstimo de bicicletas para a população.

De acordo com o diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, o projeto terá duas etapas de execução, a primeira tem o apoio da Caixa Econômica Federal. “ A previsão é de até final do ano colocar o bicicletário no Parque das Nações e disponibilizar 30 bicicletas para empréstimo, através de cadastro”, explicou.  

A segunda etapa consiste na colocação dos bicicletários nos outros pontos da cidade, que segundo Ismail, será finalizada até o início de 2015. O presidente da FCC, Daniel Freitas apontou a importância do uso das bicicletas “O gestor público deve cada vez mais ter um olhar atento para isso. Esse é o início da criação de uma nova cultura que atende ao entretenimento e visa ao longo do tempo contribuir para a melhoria da mobilidade urbana”, afirmou.

Freitas ainda comentou que pretende expandir o projeto com a construção de uma ciclovia, que tem a parceria do vereador Silvio Ávila Júnior. “ Sendo que o objetivo deste projeto, é fazer com que todos os equipamentos culturais e turísticos da cidade, recebam as bicicletas e os bicicletários a exemplo de grandes centros como Porto Alegre", finalizou.

Colaboração: Jessica Rosso