Geral

Bombeiro ajuda tubarão a voltar para o mar no Farol de Santa Marta

Foto: Bombeiros de Laguna/Divulgação/Engeplus

Foto: Bombeiros de Laguna/Divulgação/Engeplus

Um tubarão da espécie raposa foi salvo por um bombeiro militar de Laguna na tarde dessa terça-feira, na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta. Conforme o site Engeplus, o sargento Dario Manoel Duarte realizava rondas pela praia quando viu que o animal, de cerca de 1,3 metro, estava preso na areia, na parte mais rasa do mar.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Laguna, ele correu até a praia para evitar que os banhistas entrassem em contato com o animal. O bombeiro puxou o animal pela calda até um local mais fundo, mas o tubarão não conseguiu voltar para o alto-mar, pois aparentava estar cansado e debilitado. Desta forma, o bombeiro optou por colocá-lo em uma corrente de retorno, para que o próprio mar o conduzisse de volta. Na segunda tentativa, a operação deu certo.

O tubarão-raposa pode chegar a ter sete metros e 400 quilos. Eles são animais solitários e nadam, geralmente, junto à superfície. Sua principal característica é ter a cauda assimétrica, com a parte superior desenvolvida. Segundo os bombeiros, esta espécie não apresenta grandes riscos para os humanos.