Geral

Bombeiros formam segunda turma no Curso de Atendimento a Emergências em Orleans

O Corpo de Bombeiros de Orleans formou na noite dessa quinta-feira (3) mais 34 alunos no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE). A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na Praça Celso Ramos, no Centro. Estiveram presentes no evento o tenente do Corpo de Bombeiros de Orleans, Renan Fernandes, Capitão Aldrin, o tenente da Polícia Militar, Luiz Paulo, o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, além de outras autoridades locais.

Esta é a segunda turma formada em 2014 na cidade. Cada aluno recebeu orientações de como agir em casos de emergência, antes da chegada da equipe especializada. As aulas foram ministradas no Quartel do Corpo de Bombeiros.

Além de estarem preparados para operar em situações de risco, os alunos puderam conhecer um pouco da profissão dos bombeiros militares. De acordo com o capitão Aldrin, esses ensinamentos podem inclusive incentivar os capacitados a seguirem a carreira. “Temos um exemplo em Orleans. O tenente Fernandes iniciou como bombeiro comunitário, formou-se soldado e hoje é o comandante do quartel da sua cidade. Com certeza, ele se sente honrado em poder contribuir com a segurança da população”, pontua Aldrin.

Prefeito Marco parabenizou os militares pela passagem do seu dia comemorado na última quarta-feira (2) e mencionou a importância do curso para os novos capacitados. “Vocês agora possuem conhecimento diferenciado. Sabem procedimentos importantes para ajudar pessoas que necessitam de socorro. Além de ensinar em casa maneiras de prevenção de sinistros. Gostaria de agradecer ao tenente Fernandes pelo excelente trabalho em nossa cidade. Eu que o vi nascer, hoje o admiro pela sua bravura e coragem pela profissão escolhida”, disse o prefeito.

Para o comandante Fernandes, o curso foi considerado produtivo e todos os formados assimilaram bem as orientações repassadas. “Quero agradecer a todos que saíram de suas casas para passar horas aprendendo orientações de ocorrências que possam surgir um dia próximo a vocês. Esta é somente a primeira etapa até se tornarem bombeiros comunitários. Para a sociedade, vocês têm o compromisso de ajudar o próximo, seja seu conhecido ou não”, destacou.

Após a entrega dos certificados os formados receberam um banho de mangueira, o qual simboliza a concretização das atividades promovidas pelo CBMSC.

Entrega oficial de uma viatura

Na oportunidade foi entregue oficialmente o caminhão de combate a incêndios e resgate para a utilização dos militares em serviço. O veículo foi apresentado à população. 

[soliloquy id=”74626″]