Segurança

Bombeiros orientam banhistas

 Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Laguna

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Laguna

Os dias quentes registrados neste início de verão têm garantido praias lotadas em Laguna, Imbituba e Jaguaruna. É nesta época que os turistas visitam a região que aumenta a preocupação do Corpo de Bombeiros com os afogamentos.

Na última temporada, foram 73 mortes em Santa Catarina. De acordo com a secretaria de segurança pública (SSP) do estado, a maioria dos casos registrados durante a temporada 2013/14 ocorreu em locais de água doce, onde não havia guarda-vidas.

Para evitar os afogamentos, é importante que os banhistas não comam alimentos gordurosos ou tomem bebidas alcoólicas antes de entrar na água. Os bombeiros indicam ainda que é imprescindível o veranista estar atento às sinalizações de segurança nos balneários.

“Se os alertas não forem verdes, o turista deve evitar entrar na água. Desta forma, os índices de acidentes nos balneários poderão ser reduzidos”, relata o subcomandante do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares (BBM) da Cidade Azul, major Marcos Aurélio Barcelos, em entrevista ao site Notisul.

Na região de Tubarão, nesta temporada, quatro pessoas morreram afogadas. Os casos foram registrados na Barra do Camacho e na Praia do Torneiro, em Jaguaruna, no rio Braço do Norte, na cidade do vale, e no Rio Tubarão, na altura do bairro Bom Pastor.