Geral

Bombeiros Voluntários alertam para cuidados na instalação de iluminação natalina

Foto: Divulgação / Comunicação Bombeiros Voluntários de Jaguaruna

Foto: Divulgação / Comunicação Bombeiros Voluntários de Jaguaruna

Com a chegada do final do ano, chega também a época de montar as árvores de Natal e decorar a casa com pisca-piscas das mais variadas cores e tamanhos. Mas, conforme os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, é importante ficar atento aos cuidados na hora da instalação para evitar acidentes, como curtos-circuitos, choques elétricos e até mesmo incêndios. 

Esses cuidados devem ser tomados já na hora de comprar o pisca-pisca. Segundo o subcomandante da corporação voluntária de Jaguaruna, Julio César, os consumidores devem buscar sempre enfeites de qualidade, ou seja, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os produtos certificados pelo Inmetro oferecem uma segurança maior ao comprador, pois são submetidos a uma série de testes antes serem colocados a venda.

Os bombeiros voluntários recomendam ainda que se busque ajuda ou orientação de um eletricista profissional antes de iniciar a instalação de iluminação de Natal. Dessa forma, é possível realizar uma instalação mais segura, evitando sobrecarga e possíveis choques elétricos. 

O subcomandante também alerta para o cuidado em adquirir sempre enfeites e lâmpadas à prova d'água para a decoração na área externa. "O recomendável são mangueiras de iluminação. Elas têm um custo financeiro maior, porém tem grande durabilidade e podem ser aproveitadas em vários anos, além de oferecer maior segurança”. 

Além dos cuidados acima, outros pontos importantes devem ser observados, como evitar a utilização de multiplicadores de tomadas, geralmente chamados de "T", que concentram uma carga adicional excessiva e, por isso, aumentam os riscos de mau contato e até mesmo de causar um incêndio.

Outro cuidado importante é assegurar que a decoração de Natal externa esteja bem afixada, de forma que não arrebente durante uma chuva forte ou ventanias. Já no interior das residências, o alerta é para evitar que crianças tenham acesso liberado à árvore de Natal em que se utilizem luzes.

Uma forma de limitar o acesso é colocar caixas embrulhadas como se fossem presentes em volta da árvore formando uma barreira para evitar o acesso das crianças. Além disso, é aconselhável desligar o pisca-pisca durante a madrugada, para evitar curto-circuito em caso de tempestades e assim evitando também o consumo exagerado de energia elétrica.

Ramon Freccia / Comunicação Bombeiros Voluntários de Jaguaruna