Trânsito

BR-101 Sul tem 211 km de vias laterais concluídas e liberadas

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC

A duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina tem 211,4 quilômetros de vias laterais concluídas e liberadas ao trânsito de veículos e pedestres. Ruas laterais, paralelas ao novo traçado ligam bairros sem a necessidade de acesso ao fluxo de veículos na rodovia federal, dando maior segurança aos usuários.

Antes da expansão da capacidade de tráfego pela duplicação de pistas, na maioria dos trechos, esta ligação era feita pela rodovia, em faixa simples e duplo sentido, aumentando o tráfego de veículos em movimentação. Além de veículos, as vias lindeiras servem de caminho para pedestres, circulando de forma segura longe do fluxo da rodovia federal.

Todos os lotes de duplicação entre Palhoça a Passo de Torres receberam construção de vias laterais, recuperando e adicionando equipamentos de travessia segura para pedestres (calçadas, faixas, ciclovias e sinalização vertical) em ruas que existiam previamente ou construindo novas ligações entre bairros. Em cidades como Santa Rosa do Sul, Sombrio, Maracajá e Tubarão, as pistas duplicadas e obras de arte especiais (OAEs), como os viadutos, da BR-101 Sul separam bairros, dentro de aglomerações urbanas em que a rodovia está inserida. Nestes trechos é possível se locomover, trafegando com veículo ou a pé, entre bairros e ruas, sem a necessidade de acessar as faixas de rolagem da rodovia. No lote 29, entre os municípios catarinenses de Araranguá a Sombrio, é possível transitar entre as duas cidades utilizando as vias laterais, construídas paralelas aos dois sentidos de fluxo.

Para os veículos, há pistas, e para os pedestres, há calçadas para distribuir o tráfego de forma segura e ordenada. Mas, para isso, tanto os motoristas quanto os pedestres, precisam ficar atentos a sinalização vertical e horizontal disposta. O DNIT vem instalando dispositivos de sinalização, como placas e faixas de pedestres, para demarcar áreas para travessias de pessoas e limitando a velocidade máxima permitida para veículos.

Os transeuntes devem atentar para os locais onde há faixas de pedestres edificadas em vias lindeiras, geralmente anterior e posteriormente edificadas a viadutos, passagem inferiores de veículos, galerias e passarelas. Os motoristas, por vez, devem atentar a sinalização vertical que indica tráfego em mão-dupla ou em sentido único. O limite de velocidade em todas as vias lindeiras a BR-101 Sul é de 40 km/h a 60 km/h.

A rodovia tem ainda cerca de 235,50 quilômetros de pistas duplicadas. Estão concluídos e liberados 110 viadutos, 29 pontes, 14 pontes reforçadas e alargadas e um túnel com 1.014 metros. Os trabalhos estão em andamento na construção de pistas para travessia urbana de Laguna, a ponte sobre o Canal de Laranjeiras (Laguna), no túnel para transposição do Morro do Formigão (Tubarão) e finalização de 400 metros de pistas no Contorno de Araranguá.

Programa de Melhoria das Travessias Urbanas

Dentre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

As vias lindeiras estão inclusas neste item do PBA, juntamente as passarelas e passagens inferiores de pedestres, todos dispositivos que possibilitam o trânsito de veículos e pedestres, visando a interação definitiva da rodovia duplicada aos aglomerados urbanos lindeiros a ela.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação ESGA – DNIT/SC